> <

O varejo na 4ª onda tecnológica

Pesquisa recente desenvolvida pela Opinião Consultoria e encomendada pela Bematech, uma empresa do grupo TOTVS, apontou que quase 40% dos estabelecimentos comerciais são considerados automatizados – um crescimento de oito pontos porcentuais em comparação com mesmo levantamento feito na edição anterior do estudo.

A inovação tecnológica no Brasil pode ser dividida em três fases “que podemos chamar de ondas” e que diretamente se relacionam ao desenvolvimento de alguns setores da economia. A inovação gera um círculo virtuoso de extrema importância para empresas de diversos segmentos: em um primeiro momento, a corporação que decidiu inovar é quem se beneficia (ao encontrar respostas para dilemas internos). Isso gera uma demanda por novas soluções e, naturalmente, surgem novas oportunidades de negócios.

Atualmente o Brasil passa por uma terceira onda de inovação tecnológica que vem apoiando o crescimento do setor varejista. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, a área de software e serviços cresceu 4%. Com este cenário de ascensão, muitas destas empresas de desenvolvimento de tecnologia estão, cada vez mais, modificando seu foco de atuação e migrando para atender as demandas do varejo.

É importante que o varejista possa perceber que a tecnologia pode atuar como um diferencial competitivo e que pode apoiar, além do atendimento, a gestão e o crescimento do negócio. Sem falar de legislações como e-Social, SAT, NFe e NFSe e NFCe, a tecnologia torna-se cada vez mais estratégica e o varejista brasileiro tem percebido essa necessidade.

A disponibilidade da internet nos estabelecimentos também contribui para o avanço tecnológico. De acordo com essa mesma pesquisa, 70,6% dos entrevistados já contam com acesso à internet. Além disso, o estudo apontou um crescimento no uso da banda larga, utilizada por 92,2% dos estabelecimentos comerciais que já “estão online”. Esses números sinalizam a viabilidade do uso de novas tecnologias no varejo, indicando o caminho para o que será a próxima onda: a da mobilidade.

A quarta onda. Com a utilização de soluções móveis, como tablets, o varejista pode agregar mais valor aos serviços oferecidos aos seus clientes. Outro benefício é que a mobilidade e a tecnologia facilitam o auto serviço – que é uma tendência forte para o grande varejo. O auto serviço permite que o estabelecimento trabalhe com uma operação mais simples, além de proporcionar uma experiência melhor ao cliente, por meio de praticidade e agilidade. O ponto de venda pode se transformar em um ponto de serviço ou, até mesmo, em um showroom. A mobilidade também deve influenciar diretamente outras atividades como o e-commerce, o pagamento seguro, a consolidação de inventário e a logística.

Podemos concluir que são inúmeras as vantagens que o uso da tecnologia pode oferecer aos varejistas. Assim, para que o desenvolvimento deste setor seja ainda maior, é preciso unir forças em diferentes frentes.

Fonte: Blog TOTVS

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tipos de Pastilhas do Mercado
Tipos de Pastilhas do Mercado
20 de maio de 2022

Tipos de pastilhas do mercadoPara ser um bom especialista no mercado automotivo, seja um vendedor ou mecânico, não basta apenas entender o que é determinada peça! Para prover um bom serviço para…

leia mais...
4 dicas para ter uma boa saúde financeira de seu negócio

A gestão da saúde financeira de um negócio é uma das coisas mais importantes para o seu progresso. Porém, a maioria das pessoas que possuem seu próprio negócio não entendem a importância de manter…

leia mais...
Importância do conhecimento técnico do produto

O mundo está cada vez mais tecnológico e no mundo automotivo isso não é diferente. Cada vez mais a tecnologia avançada está presente nos automóveis e isso exige do profissional de vendas amplos…

leia mais...
Lançamento Advance: Fluido para Radiadores

A Barros Autopeças leva muito a sério a inovação e crescimento de sua marca própria. O intuito de avançar sempre com seus clientes e trazer qualidade e competitividade para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up