> <

Os prós e contras dos pneus de uso misto

Os prós e contras dos pneus de uso misto
Com segmento de SUVs compactos em alta, fabricantes buscam melhor compromisso entre conforto, economia e durabilidade
Por Luís Perez | 19/11/2015
 

Este definitivamente é o ano dos SUVs compactos. Com essa tendência e mais a renovação na linha de picapes previstas a partir de 2016, multiplica-se o número de pneus de uso misto que estarão rodando por aí única e exclusivamente no asfalto. Se esse modelo de pneu garante mais robustez ao encarar os buracos tão comuns nas cidades e um visual parrudo típico de jipe, por outro lado ele traz algumas desvantagens, que os motoristas nem sempre conhecem. As duas principais são a piora no consumo de combustível e o aumento do nível de ruído em velocidades mais elevadas.

Se não dá para escapar dessa dupla de vilões, o mesmo não pode ser dito de uma característica que é comentada entre os proprietários, mas que os fabricantes de pneus juram que não é mais verdade: a fama de que o modelo de uso misto se desgasta mais rapidamente que o tradicional. "Nossos testes indicam que a durabilidade é a mesma que a dos pneus de SUV para uso exclusivo no asfalto", esclarece Marco Moretti, gerente de produto da Pirelli. A reputação ruim viria dos modelos mais antigos ou dos de uso exclusivamente off-road.

Peso no bolso

Mas onde a versão de uso misto mais incomoda os donos de utilitários é no bolso, já que ele custa em média mais de 50%. "O pneu de SUV exclusivo para uso no asfalto tem um posicionamento quase alinhado ao do pneu de carro de passeio. Porém há de considerar que o de uso misto traz outros componentes que são necessários para suportar o uso off-road que o tornam mais robusto e, portanto, um pouco mais caro", diz Moretti.

"Essa conta só vai fechar usando o pneu na aplicação correta. O modelo de uso misto foi desenvolvido para rodar no asfalto e na terra", diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear. "Eles têm diferenças tanto nos compostos quanto em peso e outros atributos, além da pouca oferta de medidas iguais." Para ver essa diferença de valor, pesquisamos preços de pneus para uma Fiat Strada Cabine Dupla e encontramos o modelo só para asfalto por R$ 470, enquanto os de uso misto não saíam por menos de R$ 715. Se você comprou uma picape ou um SUV e só roda no asfalto, portanto, pode fazer sentido fazer a troca.

Mas é preciso estar ciente que, com essa alteração, o proprietário pode ter a possibilidade de perder aderência ao pegar uma estrada de terra a caminho do sítio.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/servicos//especial-pneus-off-road-asfalto-916500.shtml

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up