A verdade é que em breve os carros com carburador vão
deixar de existir, ao passo que a injeção eletrônica ganhará espaço e estará
presente em todos os veículos.
Entenda agora como é feito o teste de sistema de injeção eletrônica e o que é utilizado para verificar se está funcionando como o esperado:
1 – Observação de
sintomas apresentados
Assim como acontece com o corpo humano, os carros que possuem injeção eletrônica apresentam também sintomas quando algo não vai funcionando bem.
Isso significa que o primeiro passo do teste de sistema
de injeção eletrônica é observar quais são os sintomas apresentados. Perda da potência, aceleração anormal e aumento no uso do
combustível são alguns dos principais sinais de que algo está errado com o
veículo.
2 – Uso do scanner
e outras ferramentas
O scanner automotivo é muito importante para verificar se a injeção eletrônica está funcionando corretamente.
Imagine que essa peça do seu carro é como o cérebro humano. Então, se há sinais de que algo não está bem, é preciso de uma tomografia computadorizada, certo? Isso, no nosso caso, é claro.
Nos carros é usado o scanner, que consegue ter acesso a valores e dados de tudo que é controlado pela injeção eletrônica. Estes dados são então comparados com parâmetros pré-estabelecidos para cada modelo de veículo. Assim são identificadas quaisquer anomalias no motor do seu carro e a partir daí é possível saber exatamente o que precisa ser trocado ou corrigido.
3 – Uso do
multímetro para teste dos sensores
Quando o carro chega a oficina para uma verificação de rotina ou porque já mostrou em seu painel que há algo errado com seu funcionamento, são feitos outros testes depois do scanner.
4 – Verificação
dos atuadores
Atuadores são os componentes do carro que executam a ação. Ou seja, eles recebem a orientação e então alimentam e queimam o combustível do carro para que o mesmo possa se locomover.
5 – Scanner da
unidade de controle
Pense na unidade de controle como um cérebro para o veículo. O que significa dizer que é preciso que também seja testada e verificada. Para isso o scanner é o aparelho utilizado.
Esse aparelho irá mostrar todos os dados de funcionamento das peças do carro que são parte do sistema de injeção eletrônica e são controladas pela unidade de controle.
Os dados são então comparados com parâmetros de fábrica e se há algo que não bate, a correção e os reparos são feitos também com a ajuda do scanner.
É importante que essa etapa seja a última realizada, pois apesar de seu Chevrolet Celta apresentar problemas que indiquem algo errado na injeção eletrônica, estes podem estar localizados em outra parte do sistema que não a unidade central.
Como você pode ver, o teste do sistema de injeção eletrônica passa por várias etapas, de forma a verificar todos os componentes do veículo que venham a apresentar algum problema e que interfiram no funcionamento normal do seu carro.
Isso significa dizer que é importante estar sempre atento aos sinais que o veículo apresenta e levá-lo para constantes revisões de peças.
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Sugiro aos amigos que, e sempre bom dar exemplos práticos e contenham vídeos para poder ficar melhor as explicações. Sem mais muito obrigado pela atenção .
Tenho um pálio 98 1.6v levei no mecânico ele passou scanner e conatou quatro bico sendo que ele tem so um .o que devo fazer nessa situação.