> <

Peças falsificadas: fique atento!

Quando pensamos em manutenção, todo proprietário deseja qualidade, segurança e rapidez na execução dos serviços em seu veículo, almejando mantê-lo nas melhores condições possíveis de originalidade.

Infelizmente o mercado de falsificações tem gerado prejuízos de bilhões de dólares a indústria nacional segundo dados da Associação Brasileira de combate a falsificação (ABCF).

Um dos setores mais prejudicados é o de peças de automóveis, com liderança no ranking de falsificações. Como encontramos um número alto de componentes em um automóvel, isso facilita a ação dos falsificadores. Ao levarmos o veículo para reparos, estamos confiando ao profissional que tem condições de avaliar o defeito e reconhecer uma peça falsificada.

As falsificações estão abrangendo inúmeras peças:

- Pistões de liga leve;

- Pinos e anéis trava (retenção);

- Bronzinas;

- Rolamentos;

- Velas e

- Correias.

Embora não tenhamos a expertise destes profissionais podemos tomar alguns cuidados básicos ao adquirir estes componentes:

1. Efetue uma pesquisa junto às autopeças. Quanto ao preço, se a peça for 20% mais barata do que a média de valores encontrados, pense bem antes de comprar. Pode ser um indício de falsificação.

2. Solicite mais de uma peça ao vendedor e veja o número de série das peças, pois cada uma possui uma numeração exclusiva. As falsas geralmente não possuem sequência, muitas vezes repetem o número em um lote inteiro de peças.

3. Atende às embalagens e nos detalhes do produto. Veja que a embalagem de peças modernas possuem QR Code para verificar informações via smartphone. Examine o produto quanto ao acabamento. Marcas estranhas e falhas de impressão não passam no controle de qualidade dos fabricantes. Pode ser mais um indício de falsificação.

Na hora da compra sempre exija a nota fiscal, ela é a sua segurança, nas peças que possuem garantia exija que esta seja preenchida no ato da compra com todos os dados da autopeça e do comprador.

E o mais importante: se ficar em dúvida, não compre.

Fonte: Jornal Reposição

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Manutenção das palhetas evitam acidente

As pancadas de chuva estão aí e é sempre bom manter em dia a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.De modo geral as pessoas não costumam dar muita importância para esse item, demorando…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up