> <

Pesquisa avalia impactos de veículos elétricos em sistemas de energia

Pequenos e com design modernos, carros elétricos vêm ganhando popularidade no mundo e atenção de ambientalistas e pesquisadores. Professores e alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram estudos para investigar os impactos que serão gerados, no sistema energético, pela inserção desse tipo de veículo na frota brasileira nos próximos cinco a sete anos. São estimados de 30 mil a 40 mil carros leves movidos a energia, no Brasil, até 2020, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

O projeto de pesquisa objetiva encontrar uma variável que indique como motoristas poderão recarregar seus carros sem prejudicar o sistema. Ou seja, achar o equilíbrio tarifário e de produção elétrica. Para isso, o grupo utiliza dados de concessionárias de energia para traçar possíveis cenários e, a partir disso, estimar como deverá ser o sistema elétrico. Isso porque a implementação do novo modelo de mobilidade poderá requerer o uso de outros tipos de fonte de energia, como usinas termelétricas, eólicas e nucleares, e exigir a reestruturação da forma de distribuição de energia.

O grupo de pesquisa baseia-se em países onde o emprego de veículos elétricos está mais avançado, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, que utilizam estrutura de produção energética diferente do Brasil, onde hidrelétricas são usadas predominantemente. O estudo correlaciona os dados externos para adaptar a tecnologia à realidade brasileira. O consumo de energia por um carro elétrico varia conforme o modelo e a marca.

Ainda não foram lançados resultados porque o projeto está em fase inicial. A proposta de pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em dezembro de 2015.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up