> <

Pesquisa avalia impactos de veículos elétricos em sistemas de energia

Pequenos e com design modernos, carros elétricos vêm ganhando popularidade no mundo e atenção de ambientalistas e pesquisadores. Professores e alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram estudos para investigar os impactos que serão gerados, no sistema energético, pela inserção desse tipo de veículo na frota brasileira nos próximos cinco a sete anos. São estimados de 30 mil a 40 mil carros leves movidos a energia, no Brasil, até 2020, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

O projeto de pesquisa objetiva encontrar uma variável que indique como motoristas poderão recarregar seus carros sem prejudicar o sistema. Ou seja, achar o equilíbrio tarifário e de produção elétrica. Para isso, o grupo utiliza dados de concessionárias de energia para traçar possíveis cenários e, a partir disso, estimar como deverá ser o sistema elétrico. Isso porque a implementação do novo modelo de mobilidade poderá requerer o uso de outros tipos de fonte de energia, como usinas termelétricas, eólicas e nucleares, e exigir a reestruturação da forma de distribuição de energia.

O grupo de pesquisa baseia-se em países onde o emprego de veículos elétricos está mais avançado, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, que utilizam estrutura de produção energética diferente do Brasil, onde hidrelétricas são usadas predominantemente. O estudo correlaciona os dados externos para adaptar a tecnologia à realidade brasileira. O consumo de energia por um carro elétrico varia conforme o modelo e a marca.

Ainda não foram lançados resultados porque o projeto está em fase inicial. A proposta de pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em dezembro de 2015.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Manutenção das palhetas evitam acidente

As pancadas de chuva estão aí e é sempre bom manter em dia a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.De modo geral as pessoas não costumam dar muita importância para esse item, demorando…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up