> <

Pesquisa avalia impactos de veículos elétricos em sistemas de energia

Pequenos e com design modernos, carros elétricos vêm ganhando popularidade no mundo e atenção de ambientalistas e pesquisadores. Professores e alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram estudos para investigar os impactos que serão gerados, no sistema energético, pela inserção desse tipo de veículo na frota brasileira nos próximos cinco a sete anos. São estimados de 30 mil a 40 mil carros leves movidos a energia, no Brasil, até 2020, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

O projeto de pesquisa objetiva encontrar uma variável que indique como motoristas poderão recarregar seus carros sem prejudicar o sistema. Ou seja, achar o equilíbrio tarifário e de produção elétrica. Para isso, o grupo utiliza dados de concessionárias de energia para traçar possíveis cenários e, a partir disso, estimar como deverá ser o sistema elétrico. Isso porque a implementação do novo modelo de mobilidade poderá requerer o uso de outros tipos de fonte de energia, como usinas termelétricas, eólicas e nucleares, e exigir a reestruturação da forma de distribuição de energia.

O grupo de pesquisa baseia-se em países onde o emprego de veículos elétricos está mais avançado, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, que utilizam estrutura de produção energética diferente do Brasil, onde hidrelétricas são usadas predominantemente. O estudo correlaciona os dados externos para adaptar a tecnologia à realidade brasileira. O consumo de energia por um carro elétrico varia conforme o modelo e a marca.

Ainda não foram lançados resultados porque o projeto está em fase inicial. A proposta de pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em dezembro de 2015.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


As senhas são a chave da sua proteção

Você sabia que já existem 23,2 milhões de contas e serviços online ao redor do mundo? E que o principal erro das pessoas é criar senhas comuns?Para evitar que pessoas mal intencionadas tenham…

leia mais...
Nova Previdência: confira as principais mudanças

Novas regras entraram em vigor em 13 de novembro, com a publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da UniãoA Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira…

leia mais...
Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up