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Precisando otimizar as vendas na sua Loja de Autopeças?

Confira algumas das principais dicas para alavancar o seu negócio


O setor de autopeças é um mundo em constante atualização. Quando pensamos em venda - principalmente no sentido do lucro - sabemos que é preciso conseguir acompanhar as mudanças, adaptar-se ao mercado e potencializar as estratégias.

Todavia, existem alguns fatores-chave “universais” que podem ser aplicados quando se deseja aumentar ou melhorar as vendas de peças automotivas.


Vamos listar aqui 6 dicas que achamos fundamentais e que podem ajudar a otimizar o seu negócio caso você seja o administrador, gerente ou dono ou melhorar a sua performance de vendas,  caso você seja o vendedor.


Como está a identidade visual da sua loja?

O chamado visual merchandising, é uma atenção para a relação do cliente com o próprio espaço físico da loja, desde a fachada, passando por todo o espaço interno e chegando até a iluminação é um fator essencial para causar uma boa primeira impressão no cliente que ainda não a conhece e colaborar para a permanência dos clientes já conhecidos.


Como é a relação da sua Autopeças com a concorrência?

Destacar-se da concorrência é um dos fatores primordiais para quem quer fazer seu negócio durar. Mas nem só de competição vive o setor de autopeças. Associar-se aos concorrentes em ações cooperativas ou em campanhas de marketing, o que já é uma grande estratégia quando se pensa em redução de custos, é também uma ótima oportunidade para aumentar o poder de barganha com os fornecedores.


O estoque está em dia?

Manter o estoque atualizado, conhecer o fluxo de entrada e saída de cada peça/acessório, além de gerir com precisão o cadastro de fornecedores com certeza irá impactar nas vendas. Impossibilitar uma compra por falta de peças no estoque é o primeiro passo para não conseguir fidelizar seu cliente.


Sua Autopeças faz promoções com frequência? E como é a divulgação destas?

Uma coisa é certa: todo mundo ama uma boa promoção. A melhor forma de alavancar as vendas é criando boas ações promocionais e, claro, divulgá-las corretamente por meio de propagandas e anúncios. Manter a periodicidade de ações promocionais é importante para estimular a compra, por isso é preciso destinar uma verba fixa para o investimento contínuo em marketing e publicidade.


A equipe de vendas é expert no assunto?

Ter um time - ou ser de um - em que todos os integrantes dominam completamente a variedade de peças, acessórios e ferramentas, manejarem a tecnologia oferecida pelo próprio estabelecimento, além de atender bem toda a clientela também são aspectos-chave para potencializar as vendas.


A base de clientes é mantida aquecida?

Deixamos o mais importante por último! Conhecer bem sua base de clientes e trabalhá-la de maneira assertiva é o primeiro passo para obter sucesso em vendas. Quanto mais e melhor você conhecer o cliente e suas necessidades, mais você será procurado e mais disponível você estará quando for necessário!


Todas essas dicas, na verdade, só terão efetividade se o cliente for fidelizado, afinal, o aumento ou não das vendas depende total e completamente dele. A boa relação entre vendedor e cliente, como dissemos, é fundamental, mas devemos sempre lembrar que todos os processos devem ser integrados entre si, começando no conhecimento do cliente e terminando no processo de venda. Por isso, ressaltamos a importância de saber quem o cliente é - mesmo que no sentido mais amplo - antecipar suas necessidades, atraí-lo com as melhores ofertas e, assim, conquistá-lo frente à frente no balcão!


Nós da Barros Autopeças sempre mantemos as questões expostas acima em mente e, sobretudo, levamos em conta o seu feedback! Encontre a filial mais próxima de você acessando o campo “Filiais” no menu superior e entre em contato conosco!


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