> <

Qual a diferença entre ABS e EBD?

Existem muitas dúvidas em relação à diferença entre freios ABS e os sistemas EBD. Ambos são sistemas eletrônicos complementares que auxiliam a frenagem. Numa situação de frenagem, quando os sensores de rotação do ABS (Anti-lock Braking System) percebem que a roda está prestes a travar, a unidade de comando retira a pressão do pedal, mandando o fluido de freio de volta para ser reservatório. Tal ação impede o travamento das rodas, mantendo o controle do motorista sobre a trajetória com o maior poder de frenagem possível. Como o ciclo se repete várias vezes por segundo, é comum (principalmente em modelos mais antigos) que o motorista sinta uma trepidação no pedal - nos modelos mais recentes, essa sensação foi praticamente eliminada.

Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema. Sensores instalados nas rodas reconhecem a velocidade desenvolvida e principalmente a carga sobre cada eixo (por exemplo, numa perua ou picape carregada). Com essas informações, o EBD regula a intensidade da aplicação dos freios de maneira independente em cada eixo, permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo no caso de frenagens feitas em curvas.

Fonte: Quatro Rodas

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up