> <

Qual a Voltagem do Futuro dos Carros?

A chegada definitiva dos carros elétricos no Salão do Automóvel 2018 e no Mundo.

O Salão do Automóvel 2018 acabou no último domingo (18/11) e a Barros Autopeças esteve presente em um dos dias da exposição, como relatamos aqui. Foram 11 dias de evento, nos quais foram apresentados ao público e à imprensa o que existe de mais recente e avançado em tecnologia e design do setor automotivo.


Como todo ano, o Salão do Automóvel também leva o holofote para as grandes tendências, inovações e prospecções para o futuro do mercado automotivo. Uma das grandes atrações desta edição foram os “carros do futuro”; protótipos criados pelas maiores marcas da indústria do país que antecipam as possíveis transformações e revoluções do universo automotivo a partir de seus automóveis. Modelos como “Leaf”, da Nissan, “Zoe”, da Renault e “Bolt”, da Chevrolet foram grandes destaques não apenas pelo design, mas pelo fato de todos serem totalmente elétricos e autônomos.


Tema super atual em todo o mundo, o desejo de popularizar os carros elétricos, híbridos e autônomos, mesmo ainda parecendo uma ideia um pouco distante - os modelos “não luxuosos” lançados no Salão custam, em média, R$140 mil reais - parece estar se materializando cada vez mais.


Você pode se perguntar: e por que a vontade da indústria automotiva em popularizar os carros híbridos e elétricos?


A vantagem desses modelos não consiste apenas no movimento natural do setor automotivo de se atualizar, mas também se baseia na ideia de que um futuro em que a totalidade dos carros seja de origem elétrica ou híbrida representa diretamente a diminuição da emissão de gases no meio ambiente, como o CO2, por exemplo.


Atualmente, circulam no Brasil 4 mil veículos com tecnologia elétrica e híbrida, ao passo que existem 43 milhões de automóveis de todos os tipos percorrendo as rodovias nacionais. Já imaginou se todos eles fossem de origem elétrica? A diminuição de poluentes seria exponencial.


Pensar no futuro dos automóveis é também deixar ainda mais palpável a ideia da “Indústria 4.0”, também conhecida como “A 4ª Revolução Industrial”, que consiste basicamente na convergência das tecnologias físicas e digitais proporcionadas pelos recursos de automação e de inteligência artificial, possibilitando a minimização de falhas, a melhoria dos processos, a redução de gastos com manutenção e o aumento de qualidade e eficiência nas fábricas. E, consequentemente, produzindo automóveis cada vez mais sustentáveis, tais quais os carros híbridos e elétricos.


Os sistemas de condução elétricos possibilitam uma translocação ecológica nas cidades e empresas como a Bosch, que também esteve no Salão do Automóvel e é fornecedor de peças automotivas da Barros Autopeças, trazem inovações e já apresentam diferentes tipos de tecnologia híbrida ou elétrica, através de sistemas híbridos puros (sHEV), híbrido elétrico (PHEV), veículo elétrico de categoria alongada (EVRex) e veículo elétrico de bateria (BEV).


O mercado de reposição de peças já é e será ainda mais afetado com a tomada de carros híbridos e elétricos ao setor automotivo, e a Bosch também é pioneira na participação do desenvolvimento de alguns sistemas e componentes do setor, como você pode conferir aqui.


O Salão do Automóvel 2018 foi a grande afirmação de que o futuro é verde, elétrico, e que, além de tudo, ele não está tão distante assim!



Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros recebe troféu em premiação Top Performance Sabó.

A prestigiada premiação Top Performance Sabó chega em sua 17º edição da cerimônia realizada no mês de novembro. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas que apresentam as melhores performances…

leia mais...
Precisando otimizar as vendas na sua Loja de Autopeças?

Confira algumas das principais dicas para alavancar o seu negócioO setor de autopeças é um mundo em constante atualização. Quando pensamos em venda - principalmente no sentido do lucro - sabemos…

leia mais...
Barros premia fornecedores na primeira edição do Magno

A Barros Autopeças completa quase meio século de existência conciliando as bases sólidas e tradicionais com a paixão pela inovação ao longo dessa trajetória. A pioneira edição do evento Conectados,…

leia mais...
Salão do Automóvel 2018: Ação promove ida de clientes ao evento

A trigésima edição do Salão do Automóvel 2018, maior evento automotivo do país, acabou no dia 18 de novembro e a Barros Autopeças confirmou presença no dia 10/11, terceiro dia da exposição,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up