> <

Qual a Voltagem do Futuro dos Carros?

A chegada definitiva dos carros elétricos no Salão do Automóvel 2018 e no Mundo.

O Salão do Automóvel 2018 acabou no último domingo (18/11) e a Barros Autopeças esteve presente em um dos dias da exposição, como relatamos aqui. Foram 11 dias de evento, nos quais foram apresentados ao público e à imprensa o que existe de mais recente e avançado em tecnologia e design do setor automotivo.


Como todo ano, o Salão do Automóvel também leva o holofote para as grandes tendências, inovações e prospecções para o futuro do mercado automotivo. Uma das grandes atrações desta edição foram os “carros do futuro”; protótipos criados pelas maiores marcas da indústria do país que antecipam as possíveis transformações e revoluções do universo automotivo a partir de seus automóveis. Modelos como “Leaf”, da Nissan, “Zoe”, da Renault e “Bolt”, da Chevrolet foram grandes destaques não apenas pelo design, mas pelo fato de todos serem totalmente elétricos e autônomos.


Tema super atual em todo o mundo, o desejo de popularizar os carros elétricos, híbridos e autônomos, mesmo ainda parecendo uma ideia um pouco distante - os modelos “não luxuosos” lançados no Salão custam, em média, R$140 mil reais - parece estar se materializando cada vez mais.


Você pode se perguntar: e por que a vontade da indústria automotiva em popularizar os carros híbridos e elétricos?


A vantagem desses modelos não consiste apenas no movimento natural do setor automotivo de se atualizar, mas também se baseia na ideia de que um futuro em que a totalidade dos carros seja de origem elétrica ou híbrida representa diretamente a diminuição da emissão de gases no meio ambiente, como o CO2, por exemplo.


Atualmente, circulam no Brasil 4 mil veículos com tecnologia elétrica e híbrida, ao passo que existem 43 milhões de automóveis de todos os tipos percorrendo as rodovias nacionais. Já imaginou se todos eles fossem de origem elétrica? A diminuição de poluentes seria exponencial.


Pensar no futuro dos automóveis é também deixar ainda mais palpável a ideia da “Indústria 4.0”, também conhecida como “A 4ª Revolução Industrial”, que consiste basicamente na convergência das tecnologias físicas e digitais proporcionadas pelos recursos de automação e de inteligência artificial, possibilitando a minimização de falhas, a melhoria dos processos, a redução de gastos com manutenção e o aumento de qualidade e eficiência nas fábricas. E, consequentemente, produzindo automóveis cada vez mais sustentáveis, tais quais os carros híbridos e elétricos.


Os sistemas de condução elétricos possibilitam uma translocação ecológica nas cidades e empresas como a Bosch, que também esteve no Salão do Automóvel e é fornecedor de peças automotivas da Barros Autopeças, trazem inovações e já apresentam diferentes tipos de tecnologia híbrida ou elétrica, através de sistemas híbridos puros (sHEV), híbrido elétrico (PHEV), veículo elétrico de categoria alongada (EVRex) e veículo elétrico de bateria (BEV).


O mercado de reposição de peças já é e será ainda mais afetado com a tomada de carros híbridos e elétricos ao setor automotivo, e a Bosch também é pioneira na participação do desenvolvimento de alguns sistemas e componentes do setor, como você pode conferir aqui.


O Salão do Automóvel 2018 foi a grande afirmação de que o futuro é verde, elétrico, e que, além de tudo, ele não está tão distante assim!



Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up