> <

Qualidade da gestão não acompanhou a necessidade do mercado

Ao analisar os principais avanços verificados na gestão do varejo de autopeças nos últimos anos, o consultor Danilo Saicali não demonstra otimismo. Em sua visão, a evolução não ocorreu na velocidade necessária."Na maré alta todos se esquecem de implantar o planejamento estratégico, indicando o objetivo do negócio e mostrando o caminho para lá se chegar a toda a equipe. Com caixa em alta, acabam perpetuando as práticas de gestão fraca, esquecendo-se de fortalecer a empresa neste momento favorável. Quando vem a maré baixa, a maioria enfrenta desafios para os quais não está preparada. Daí a grande mortalidade das empresas de controle familiar. Poucas chegam à segunda geração", lamenta.

Muito disso decorre exatamente da falta de planejamento e gestão estratégica, como destaca Leonardo Borges. "Essa é uma carência. Quanto mais gestor for o empresário, maiores as oportunidades e a visão sistêmica. É preciso estar sempre antenado ao que acontece no mercado, abrir a mente e ser otimista, por mais que o cenário não favoreça. Usar a criatividade e ser inovador para fazer a diferença e não ser somente mais um no mercado".

Entre os erros de gestão mais comuns na loja, Borges chama a atenção para o tempo excessivo dedicado à operação. "Eu digo a meus clientes, você não pode ficar atrás de um balcão atendendo, teu custo hora é caro. Muitas vezes os gestores perdem as oportunidades por não terem tempo para pensar estrategicamente a empresa".

Fonte: Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Saiba mais sobre o portfólio e a marca própria da Barros Autopeças

A história da Barros Autopeças começou em 1956 num pequeno posto de gasolina com a venda de combustível e lubrificantes. Mais tarde em 1970 iniciou uma nova etapa para a empresa. Com o crescimento…

leia mais...
A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up