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Qualidade da gestão não acompanhou a necessidade do mercado

Ao analisar os principais avanços verificados na gestão do varejo de autopeças nos últimos anos, o consultor Danilo Saicali não demonstra otimismo. Em sua visão, a evolução não ocorreu na velocidade necessária."Na maré alta todos se esquecem de implantar o planejamento estratégico, indicando o objetivo do negócio e mostrando o caminho para lá se chegar a toda a equipe. Com caixa em alta, acabam perpetuando as práticas de gestão fraca, esquecendo-se de fortalecer a empresa neste momento favorável. Quando vem a maré baixa, a maioria enfrenta desafios para os quais não está preparada. Daí a grande mortalidade das empresas de controle familiar. Poucas chegam à segunda geração", lamenta.

Muito disso decorre exatamente da falta de planejamento e gestão estratégica, como destaca Leonardo Borges. "Essa é uma carência. Quanto mais gestor for o empresário, maiores as oportunidades e a visão sistêmica. É preciso estar sempre antenado ao que acontece no mercado, abrir a mente e ser otimista, por mais que o cenário não favoreça. Usar a criatividade e ser inovador para fazer a diferença e não ser somente mais um no mercado".

Entre os erros de gestão mais comuns na loja, Borges chama a atenção para o tempo excessivo dedicado à operação. "Eu digo a meus clientes, você não pode ficar atrás de um balcão atendendo, teu custo hora é caro. Muitas vezes os gestores perdem as oportunidades por não terem tempo para pensar estrategicamente a empresa".

Fonte: Novo Varejo

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