> <

Quatro vetores de mudanças impactarão setor automotivo

Tecnologia, meio ambiente, consumidores e mobilidade urbana compõem o fio condutor para as transformações que já começam a mudar o rumo dos negócios no setor

 

"Desruption" significa rompimento, mudança radical de rumos, transformação. Nada será como antes. Desruption foi a palavra escolhida por Reynaldo Saad, líder de Bens de Consumo e Produtos Industriais e sócio da Deloitte, para ilustrar o atual momento vivido pelo setor automotivo. Na visão de Saad, o processo vem ocorrendo em diversos setores da economia como um todo, inclusive no varejo, que está às voltas com a revolução digital.

Como o objetivo de convidar o setor a parar para pensar de que forma as empresas podem se inserir nesse mundo novo que está vindo – e que não oferece a alternativa do retorno às práticas anteriores –, Saad apresentou as principais tendências que movem o processo disruptivo. “Segundo ele, a Deloitte recentemente lançou a última pesquisa da manufatura 4.0, e dentro das grandes mudanças tecnológicas que estão acontecendo no mundo a gente pinçou tendências que, entendo, serão as mais fáceis de perceber no Brasil”.

 

Tecnologia e Consumidores

 

O consumidor está cada vez mais conectado, conta com informações na ponta dos dedos. Segundo Saad, o cliente tem mais preocupação ética e ambiental do que décadas atrás. Com as mídias sociais a seu favor esse novo consumidor está cada vez mais fortalecido e empoderado, sendo assim ele tem mais voz para exigir e reclamar.

O desafio constante é fidelizar esse novo consumidor. As empresas precisam contar com produtos com mais tecnologia e utilizar os dados dos consumidores de maneira consciente, para entregar produtos e soluções que atendam a esse público.  

Ambiental

 

Mais um grande vetor de transformação para o setor automotivo, segundo a Deloitte, é a questão ambiental. "O consumidor era menos preocupado com isso antes talvez porque o uso de carros não era tão difundido", avalia. Saad aponta que é essencial melhorar a relação entre peso e carga no veículo. "Normalmente o carro pesa muitas vezes mais do que transporta de pessoas. Isso é ineficiente". Saad enfatiza ainda que a dissipação de energia é muito grande, com 65% do combustível desperdiçado em outros processos que não o de mover o automóvel.

 

Mobilidade Urbana

 

Por fim, Saad lembra que Google e Apple trabalham há algum tempo no desenvolvimento de soluções para o setor automotivo. Ele espera que em até três anos estas grandes novidades chegarão ao mercado, com grande impacto em empresas já estabelecidas. O consultor prevê grande mudança no conceito de mobilidade, que precisará oferecer mais eficiência. "Andar de carro se tornou caro e um desperdício de tempo no trânsito", aponta, colocando em pauta a evolução do compartilhamento de carros e a expectativa de que a chegada dos veículos autônomos mude completamente o conceito de posse do veículo.
 

Fonte: Jornal Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up