> <

Quatro vetores de mudanças impactarão setor automotivo

Tecnologia, meio ambiente, consumidores e mobilidade urbana compõem o fio condutor para as transformações que já começam a mudar o rumo dos negócios no setor

 

"Desruption" significa rompimento, mudança radical de rumos, transformação. Nada será como antes. Desruption foi a palavra escolhida por Reynaldo Saad, líder de Bens de Consumo e Produtos Industriais e sócio da Deloitte, para ilustrar o atual momento vivido pelo setor automotivo. Na visão de Saad, o processo vem ocorrendo em diversos setores da economia como um todo, inclusive no varejo, que está às voltas com a revolução digital.

Como o objetivo de convidar o setor a parar para pensar de que forma as empresas podem se inserir nesse mundo novo que está vindo – e que não oferece a alternativa do retorno às práticas anteriores –, Saad apresentou as principais tendências que movem o processo disruptivo. “Segundo ele, a Deloitte recentemente lançou a última pesquisa da manufatura 4.0, e dentro das grandes mudanças tecnológicas que estão acontecendo no mundo a gente pinçou tendências que, entendo, serão as mais fáceis de perceber no Brasil”.

 

Tecnologia e Consumidores

 

O consumidor está cada vez mais conectado, conta com informações na ponta dos dedos. Segundo Saad, o cliente tem mais preocupação ética e ambiental do que décadas atrás. Com as mídias sociais a seu favor esse novo consumidor está cada vez mais fortalecido e empoderado, sendo assim ele tem mais voz para exigir e reclamar.

O desafio constante é fidelizar esse novo consumidor. As empresas precisam contar com produtos com mais tecnologia e utilizar os dados dos consumidores de maneira consciente, para entregar produtos e soluções que atendam a esse público.  

Ambiental

 

Mais um grande vetor de transformação para o setor automotivo, segundo a Deloitte, é a questão ambiental. "O consumidor era menos preocupado com isso antes talvez porque o uso de carros não era tão difundido", avalia. Saad aponta que é essencial melhorar a relação entre peso e carga no veículo. "Normalmente o carro pesa muitas vezes mais do que transporta de pessoas. Isso é ineficiente". Saad enfatiza ainda que a dissipação de energia é muito grande, com 65% do combustível desperdiçado em outros processos que não o de mover o automóvel.

 

Mobilidade Urbana

 

Por fim, Saad lembra que Google e Apple trabalham há algum tempo no desenvolvimento de soluções para o setor automotivo. Ele espera que em até três anos estas grandes novidades chegarão ao mercado, com grande impacto em empresas já estabelecidas. O consultor prevê grande mudança no conceito de mobilidade, que precisará oferecer mais eficiência. "Andar de carro se tornou caro e um desperdício de tempo no trânsito", aponta, colocando em pauta a evolução do compartilhamento de carros e a expectativa de que a chegada dos veículos autônomos mude completamente o conceito de posse do veículo.
 

Fonte: Jornal Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça mais sobre o Terminal Axial

É importante obter conhecimento técnico e conhecer os produtos que vai vender para que possa orientar o cliente da melhor forma possível. Se você ainda tem dúvidas para identificar o que é…

leia mais...
Repare com a Loctite
Repare com a Loctite
25 de junho de 2021

Loctite é uma a marca que oferece soluções de alta resistência e duráveis para todas as suas necessidades de conserto e, na Barros Autopeças você encontra produtos da marca, como super bonder,…

leia mais...
A distribuidora Barro Autopeças garante excelência em seus produtos

Você sabia queDe acordo com a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), o mercado de autopeças é um dos primeiros colocados em comercializar produtos falsificados.Produtos falsificados…

leia mais...
Gerencie seu estoque com FIFO
Gerencie seu estoque com FIFO
21 de junho de 2021

O termo FIFO (First in First Out) ou PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) é usado nas mais diversas áreas, desde Produção até Vendas e Marketing, bem como por repositores e promotores. É um…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up