> <

Rolamentos – Saiba como identificar a hora de trocar!

Alguma vez você estava viajando com seu carro e começou a ouvir um barulho estranho, como um metal raspando? Fique atento, pois pode ser um problema nos rolamentos do seu carro. A primeira coisa a ser feita é levar o automóvel para uma revisão, antes segue abaixo algumas dicas para você ficar atento.

Rolamento: o que é exatamente?

Rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metal, um maior e o outro menor. Essa peça ajuda a roda a girar com mais facilidade, reduzindo o atrito e dando estabilidade na direção. Ela fica dentro do cubo da roda, peça que se liga ao eixo de direção.  É também no conjunto do cubo que as rodas são parafusadas.

Identificando problemas no rolamento

O rolamento é uma peça que fica na parte interna da roda, assim, só é possível identificar algum problema através do som. Para saber se tem algo de errado, você precisará de um elevador ou um macaco que permite que as rodas girem livremente. Gire as rodas de forma manual e preste atenção no som, se ouvir um barulho como o de  metal raspando, este é momento de trocar. Em alguns casos será necessário apenas a troca de óleo no rolamento, mas ainda assim, é importante levar o veículo para o mecânico.

Outra dica é o teste na pista. Com o carro a 60 km/h, faça movimentos leves de um lado para o outro. Cuidado com movimentos bruscos para não perder o controle. Preste atenção no som que vem das rodas. Se o ruído for menor enquanto você vira para a esquerda, então o problema pode estar no rolamento da direita.

O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança!

Os maiores inimigos do rolamento são o calor e a umidade. Por ser um peça de metal, a temperatura tem influência direta sobre o elemento (você se lembra das aulas de química?), por isso, essa peça automotiva precisa estar sempre lubrificada. Quanto a água, é importante saber que os rolamentos atuais já vêm selados, isso cria uma resistência contra o líquido. Quando o selo quebra ou falha, o rolamento começará a fazer barulho.

Lembre-se de que é importante manter o carro sempre revisado. Problemas no rolamento são de grande risco. Caso eles falhem na estrada , o motorista pode perder a direção. Se seu carro é mais antigo, então o cuidado precisa ser redobrado, já que o rolamento pode não ser selado.

Apesar do alarmantes, os rolamentos são peças que duram bastante tempo. Por mais que não haja uma quilometragem exata para trocar a peça,  a recomendação é: inspeção a cada 20 mil Km rodados e troca da peça a cada 70 mil Km rodados.
 

Essa matéria foi oferecido por Autopeças Lauto. Visite o Blog clicando aqui!

Galeria

Comentários

  1. Jonaelson Soares dos santos| 26/09/2018

    Bom dia. Gostaria de saber se vocês tem o rolamento com as dimensões 25/52/10. É para um motor de partida da moto Suzuki rf900 r ano 95 não estou encontrando em nem uma loja.

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up