> <

Sinais de fumaça - cuide do seu motor

Excesso de fumaça expelida pelo escapamento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais são alguns dos indícios de que o motor do veículo apresenta problemas.

Antes de mais nada, observe a cor da fumaça, já que ela pode sinalizar vários problemas no motor, como desgastes nos conjuntos de anéis do pistão, ou casquilhos na bronzina.

- Lavar o motor?

A limpeza do motor é necessária, mas exige atenção em alguns fatores. Se a lavagem for feita com água, é necessário proteger a parte elétrica do local, como a bobina e a central eletrônica. Outro cuidado necessário é em relação à temperatura do motor no momento da limpeza. O choque térmico causado pela água no metal e plástico aquecidos pode danificar os componentes do motor.

• Ao abrir o capô faça uma inspeção visual completa:

. Verifique se não há vazamentos externos de óleo;

. Verifique as condições das correias;

. Confira o nível de água do reservatório e a coloração do líquido de arrefecimento;

. Aproveite para examinar o estado da bateria, já que em boas condições de carga, ela aguenta melhor as condições da partida, preservando o motor;

. Faça a sangria correta do sistema de arrefecimento caso faça manutenção.

• Fale com o cliente para aumentar a vida útil do motor de um carro:

. Verifique sempre o óleo;

. Troque os filtros de ar para que as impurezas não atinjam o motor;

. Não ande com vazamentos;

. Evite abrir a tampa do reservatório de água com o carro quente. Ao fazer isso, mesmo que seja retirada a pressão do circuito, haverá entrada de ar no sistema, podendo ocasionar o superaquecimento do motor. Além disso, o ar provoca bolhas, dificultando a circulação da água que resfria o motor.

Não existe um período específico para que o motor seja lavado. Depende da regularidade de uso do carro e do terreno (lama, areia ou asfalto) que o motorista costuma trafegar. É normal levarmos o carro toda semana para lavar. Já o motor fica na maior parte do tempo protegido da sujeira e só deve ser limpo quando realmente for necessário.

Fonte: Revista Reparação Automotiva

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up