> <

Teste constata insegurança em modelos de cadeirinhas para crianças

Nenhuma das marcas avaliadas recebeu nota máxima nos testes de impacto lateral e frontal

por Anaís Motta • 01/12/2015 às 17:03 • Atualizado em 01/12/2015 às 17:44

Em teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com oito modelos de cadeirinha para o transporte de crianças no carro, algumas marcas ficaram muito aquém da avaliação ideal, principalmente na categoria de zero a 25 quilos. De forma geral, o desempenho nos testes de impacto lateral foi o ponto fraco em todos os modelos, mas infelizmente não há regulamentação que torne esse tipo de avaliação obrigatório.

Na faixa de zero a 13 quilos, foram testadas as marcas Bébé Confort Streety.fix, Chicco KeyFit (as melhores classificadas), Burigotto Touring Evolution, Cosco CC2001 e ABC Design Risus. Na faixa de zero a 25 quilos, foram avaliados modelos da Burigotto Matrix Evolution, Safety 1ST Recline e Galzerano Futura. Nenhuma cadeirinha recebeu nota máxima nos testes de impacto lateral e frontal, e todas apresentaram falhas nas informações para a instalação correta no veículo.

A Galzerano Futura obteve o pior resultado de todas. Durante o teste de colisão, houve grande deslocamento da cabeça do boneco e grande carga no pescoço quando se avaliava o grupo 2 (de 15 a 25 quilos). Esse foi um fator limitante para a nota geral, uma vez que as cadeirinhas multigrupos devem oferecer a mesma segurança para todos os grupos aos quais se destinam.

A base com Isofix da cadeirinha ABC Design Risus quebrou durante as avaliações, demonstrando que não é nada seguro fixá-la com esse dispositivo. No teste de impacto lateral, a cabeça do boneco se chocou com a lateral da porta do carro, e uma forte aceleração do tórax e da cabeça foi registrada.

Na categoria de zero a 25 quilos, as marcas Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline tiveram desempenho ruim no teste de impacto frontal. A primeira apresentou grande deslocamento da cabeça durante os testes do grupo 0+ (de zero a 13 quilos) e 1 (de nove a 18 quilos), e, ao final da simulação, sua base estava quebrada e a cadeira rotacionada. A segunda, por sua vez, demonstrou grande carga na região do pescoço no teste para os grupos 1 e 2, e seu apoio para cabeça ainda se quebrou.

Nos testes de impacto frontal, os modelos da Burigotto Touring Evolution, da Bébé Confort Streety.fix e Chicco KeyFit, todos do grupo 0+, foram considerados muito bons, enquanto o modelo da ABC Design Risus foi avaliado como bom. O bebê-conforto da Cosco CC 2001 obteve resultado apenas aceitável nesse teste, já que apresentou deslocamento da cabeça e aceleração do tórax do boneco, além da quebra de um dos "caminhos" por onde passa o cinto de segurança.

As cadeirinhas da Bébé Confort Streety.fix foram classificadas como a escolha certa para o consumidor devido ao desempenho superior obtido nos testes em relação as demais. No grupo de zero a 25 quilos, as marcas Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline receberam o conceito aceitável, que não é suficiente para fazer com que elas sejam indicadas como bons produtos.

Mesmo com as falhas, a Proteste recomenda que as crianças sejam, sim, levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há três tipos de cadeirinhas disponíveis: o bebê-conforto, adequado para recém-nascidos e crianças de até 13 quilos; as poltronas reversíveis, que também permitem transportar recém-nascidos (de costas para o banco da frente) e crianças de até 25 quilos; e a poltrona para posicionamento do cinto do carro (boosters), obrigatória para crianças de até sete anos e meio, ou que meçam até 1,45 metro.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/teste-constata-inseguranca-modelos-cadeirinhas-criancas-925461

Galeria

Comentários

  1. Marilin Andrade| 06/07/2019

    Também estou com este problema na cadeira de carro . Não tem segurança devida. Alguém pode me ajudar?

Deixe seu Comentário


3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento automotivo se adaptem…

leia mais...
Vai ter Briga Boa: a campanha da Barros que pode te levar para pescar no Pantanal!

 Além do universo automotivo, sua paixão também é pescar? Então preste atenção nas informações a seguir, pois a campanha da Barros Autopeças pode te dar a chance de passar cinco dias pescando…

leia mais...
Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up