> <

Trocando o comando de setas do Fusca em 4 passos

Apesar da falta de mão de obra especializada em veículos antigos, não é uma tarefa difícil. Basta um pouco de paciência para fazer com que a troca do comando de setas do Fusca seja bem simples.

Há três tipos de comando de setas para o Fusca: 01 haste (somente setas – o mais simples de se trocar e no qual esta dica é baseada), 02 hastes (seta e limpador de para-brisa) e 03 hastes (setas, limpador de para-brisa e pisca-alerta).

1) Atente-se às cores dos fios.

Para retirar o comando danificado, desligue o negativo da bateria e tire o volante com uma chave cachimbo. Abra o capô dianteiro do Fusca e ilumine bem os fusíveis e relés, de forma que a lâmpada fique fixa em algum lugar para que você tenha as duas mãos  livres durante a troca do comando de setas.

2) Não se assuste com a confusão e desorganização dos fios.

É normal a parte elétrica do Fusca nacional ser desta forma. E é aí mesmo que o trabalho vai acontecer. Os fios do comando controlam as setas, a buzina e o comutador do farol baixo e alto. A luz azul de farol alto e a luz de seta (na maioria das vezes, preta com lista verde e preta com lista branca) são acesas no painel por eles. Então solte o parafuso na parte de baixo do comando com uma chave de fenda média para desprendê-lo da coluna de direção.

3) Desligue o comando de setas

Depois de desprender o comando, vamos desligar o comando que será trocado. Os mais cuidadosos cortam os fios deixando pedaços que possam ser identificados e assim, facilitar a instalação do novo comando. No caso de não utilizar mais a peça antiga, cortar os fios vai facilitar e agilizar bastante o trabalho. Outra boa alternativa é tirar fotografias da posição dos fios.

O comando de 01 haste geralmente é composto por oito fios. Apenas o de cor marrom possui terminal de parafuso. Os demais usam terminais de encaixe fêmea. O de terminal menor, normalmente azul e mais fino vai para a lâmpada indicadora de farol alto (a que acende azul quando mudamos de farol baixo para alto).

4) Ligue os fios

Atrás do velocímetro, prenda o fio marrom com terminal de parafuso. Pode ser que, em alguns casos, ele possa ter uma das suas pontas encaixadas no terminal de número 31 do relé de seta. Agora, à direita do capô, encaixe na parte de cima das tomadas brancas (podem estar amareladas devido ao tempo), os fios pretos com listras verdes e o preto com listra brancas. Um em cada tomada, prestando atenção nas cores dos fios que saem da parte de baixo da tomada. Geralmente, o fio marrom mais grosso é o da buzina. O mais fino deve ser ligado no “S” do relé de farol (peça arredondada de cor preta à direita do rádio). Finalmente, o azul é do relé de seta e deve ser ligado no 49A marcado no próprio relé.

Achou complicado? É um serviço mais simples do que parece. Se tiver dúvidas, escreva aqui. Estaremos prontos para ajudá-lo. Fique ligado nas próximas dicas.

Fonte: Revista Auto Esporte

Galeria

Comentários

  1. mauro lucio de oliveira| 22/04/2018

    Me sinto em casa ao comentar minha proesa. Tenho um FASCA 75 Com comando de tres astes liguei o pisca esta fucionando porem ligo a lampada piloto no painel ela fica piscado direta. Aguem pode me ajudar.

Deixe seu Comentário


Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

   Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up