A utilização de veículos elétricos, que hoje respondem por uma parcela pequena, mas crescente de mercado de veículos comerciais ligeiros do mundo, tem sido promovido pelos governos ao redor do mundo por causa dos benefícios econômicos, ambientais e energeticamente eficientes que proporcionam.
Embora eles compõem uma pequena parcela do mercado global de veículos ligeiros de hoje, os híbridos, híbridos plug-in, e bateria elétrica contribuem para este mercado e estão se tornando uma parte significativa da indústria automotiva global. De acordo com um relatório recente da Navigant Research, as vendas mundiais de veículos elétricos ligeiros deverão aumentar de 2,7 milhões em 2014 para 6,4 milhões até 2023.
"Historicamente, os governos levaram as montadoras a desenvolver veículos elétricos e também encorajou os cidadãos a comprá-los, mas os incentivos de governos, provavelmente, começará a diminuir nas regiões mais desenvolvidas como o mercado começa a mudar", diz Scott Shepard, analista de pesquisa da Navigant Research. "Os veículos elétricos deverão tornar-se mais disponíveis nos segmentos de classe de luxo".
O mercado de veículos convencionais com menor consumo de combustível também é esperado para se tornar mais competitivo, como outras tecnologias de combustível-eficientes e alternativas começam a entrar no mercado de veículos leves, afirma o relatório. Em particular, os avanços de eficiência de combustível feitas para motores de combustão interna são susceptíveis de ameaçar a quota de mercado híbrido em segmentos da classe econômica, deslocando o crescimento das vendas dos veículos elétricos para os segmentos de utilitários esportivos.
Fonte: Jornal Brasil Peças