> <

Vendas de veículos novos devem cair, prevê Fenabrave

São Paulo - As vendas de veículos novos no Brasil em 2016 devem cair cerca de 5 por cento no próximo ano, a quarta queda anual consecutiva, estimou nesta terça-feira a associação que representa as concessionárias, Fenabrave.

A expectativa da entidade é de licenciamentos de 2,416 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no próximo ano ante uma previsão para este ano de 2,540 milhões de unidades, que deverá representar uma retração de 27,4 por cento sobre 2014.

"A falta de confiança dos consumidores e dos empresários é assustadora", disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., a jornalistas, citando ainda o ambiente de inflação e juros elevados, peso da crise política e seleção mais rigorosa de crédito por parte dos bancos.

Segundo Assumpção, atualmente de cada 10 pedidos de financiamento de carro ou comercial leve, apenas três são atendidos pelos bancos.

A entidade afirmou que as vendas de automóveis e comerciais leves da primeira quinzena de novembro estão mostrando queda de cerca de 31 por cento sobre o mesmo período de 2014, a 105.213 unidades.

Os licenciamentos de caminhões têm recuo de 57 por cento, a 2.750 unidades.

Para 2016, a projeção é de queda de 5,2 por cento nas vendas de carros e comerciais leves, a 2,32 milhões de unidades, enquanto os licenciamentos de ônibus novos devem ter queda de 4,2 por cento, a 19 mil unidades.

Se recuperando de parte do tombo de mais de 50 por cento neste ano, o segmento de caminhões deve mostrar alta de 6,8 por cento nas vendas em 2016, a 75 mil unidades, segundo a Fenabrave.

Assumpção citou além da fraca base de comparação com este ano a perspectiva de safra agrícola recorde do Brasil no próximo ano e possibilidade de início de um programa de renovação de frota apoiado pelo governo federal.

"O governo está pronto para aprovar, está nos estágios finais", disse o presidente da Fenabrave, acrescentando, no entanto, que a fonte de recursos para o programa ainda não foi definida.

Para Assumpção, o clima de incerteza deve impactar em breve também o segmento de veículos usados, que até recentemente vinha mostrando crescimento das vendas diante de consumidores com orçamentos mais restritos.

"Neste fim de ano, imaginamos que as pessoas vão dar prioridade para o pagamento de dívidas, o que vai afetar as vendas de usados e seminovos", disse o presidente da Fenabrave.

Até outubro, o setor de distribuição de veículos acumula fechamentos líquidos de cerca de 450 concessionárias no país e demissões de 26 mil funcionários, algo que poderá ser ampliado para 40 mil cortes de pessoal até meados do próximo ano "se persistir essa questão política grave", disse Assumpção.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/vendas-de-veiculos-novos-devem-queda-preve-fenabrave

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up