> <

Vendas de veículos novos devem cair, prevê Fenabrave

São Paulo - As vendas de veículos novos no Brasil em 2016 devem cair cerca de 5 por cento no próximo ano, a quarta queda anual consecutiva, estimou nesta terça-feira a associação que representa as concessionárias, Fenabrave.

A expectativa da entidade é de licenciamentos de 2,416 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no próximo ano ante uma previsão para este ano de 2,540 milhões de unidades, que deverá representar uma retração de 27,4 por cento sobre 2014.

"A falta de confiança dos consumidores e dos empresários é assustadora", disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., a jornalistas, citando ainda o ambiente de inflação e juros elevados, peso da crise política e seleção mais rigorosa de crédito por parte dos bancos.

Segundo Assumpção, atualmente de cada 10 pedidos de financiamento de carro ou comercial leve, apenas três são atendidos pelos bancos.

A entidade afirmou que as vendas de automóveis e comerciais leves da primeira quinzena de novembro estão mostrando queda de cerca de 31 por cento sobre o mesmo período de 2014, a 105.213 unidades.

Os licenciamentos de caminhões têm recuo de 57 por cento, a 2.750 unidades.

Para 2016, a projeção é de queda de 5,2 por cento nas vendas de carros e comerciais leves, a 2,32 milhões de unidades, enquanto os licenciamentos de ônibus novos devem ter queda de 4,2 por cento, a 19 mil unidades.

Se recuperando de parte do tombo de mais de 50 por cento neste ano, o segmento de caminhões deve mostrar alta de 6,8 por cento nas vendas em 2016, a 75 mil unidades, segundo a Fenabrave.

Assumpção citou além da fraca base de comparação com este ano a perspectiva de safra agrícola recorde do Brasil no próximo ano e possibilidade de início de um programa de renovação de frota apoiado pelo governo federal.

"O governo está pronto para aprovar, está nos estágios finais", disse o presidente da Fenabrave, acrescentando, no entanto, que a fonte de recursos para o programa ainda não foi definida.

Para Assumpção, o clima de incerteza deve impactar em breve também o segmento de veículos usados, que até recentemente vinha mostrando crescimento das vendas diante de consumidores com orçamentos mais restritos.

"Neste fim de ano, imaginamos que as pessoas vão dar prioridade para o pagamento de dívidas, o que vai afetar as vendas de usados e seminovos", disse o presidente da Fenabrave.

Até outubro, o setor de distribuição de veículos acumula fechamentos líquidos de cerca de 450 concessionárias no país e demissões de 26 mil funcionários, algo que poderá ser ampliado para 40 mil cortes de pessoal até meados do próximo ano "se persistir essa questão política grave", disse Assumpção.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/vendas-de-veiculos-novos-devem-queda-preve-fenabrave

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


O que é terminal de direção?
O que é terminal de direção?
30 de novembro de 2021

Você sabe o que é o terminal de direção? Todo veículo possui esse componente. Nesse texto, vamos saber um pouco mais da sua importância e quando substituí-lo!O terminal de direção integra os…

leia mais...
Como tornar uma visita mais produtiva
Como tornar uma visita mais produtiva
19 de novembro de 2021

As visitas são o começo de uma relação entre a empresa e seus afiliados, sejam eles clientes, representantes ou outros parceiros. Esse contato cara a cara é muito importante, já que é a partir…

leia mais...
Golpe do Boleto Falso: como evitar ser enganado

O golpe do boleto falso vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Esse tipo de golpe se baseia na falsificação de cobranças, fazendo com que o pagamento vá para a conta bancária do golpista.…

leia mais...
O que é Integrador de Vendas On-line?

Com o crescimento das lojas on-line no Brasil, que totaliza 6% do varejo nacional com mais de 1,59 milhão de lojas online, houve a necessidade de mudanças no projeto de vendas para a Autopeças Lauto,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up