Se você não sabe o que uma biela e a sua função no motor, leia este post primeiro e depois volte para ler este.
A biela fraturada é forjada numa única peça e depois separada através da ruptura do material em um ponto predeterminado, formando assim o par, biela e capa de biela. Disso vem o motivo para ser "fraturada".
Na biela tradicional, a peça é feita em duas partes separadas, para depois serem unidas pelo pinos localizadores. Já a biela fraturada é superior, porque durante o processo de montagem elas voltam a se unir no virabrequim, obtendo um encaixe perfeito entre biela e capa, eliminando os pinos, diminuindo sua massa em rotação, os ruídos e a vibração do conjunto.
Além de ser mais rápida para fabricar e ser feita numa única peça, ela é mais uniforme e menos propensa a deformações.
As bielas fraturadas são mais comuns do que você imagina e já são utilizadas há um bom tempo no Brasil. O Fiat Palio, 1.6, 16v, lançado em 2001 é um bom exemplo.
Fonte: Revista Quatro Rodas