Quem tem carro sabe que sempre chega o momento de trocar o veículo por outro que atenda suas necessidades atuais. Mas isso não é um trabalho fácil; é preciso ficar atento aos detalhes para não ser passado para trás!
Por isso, trouxemos algumas dicas sobre o que você precisa saber antes de trocar de carro, seja para adquirir um carro zero ou um usado.
1 - Analise os prós e os contras de trocar de carro, seja ele novo ou usado
É muito importante que você tenha embasamento sobre o que exatamente você quer antes de efetivamente comprar. Por isso, pesquise e veja o que compensa mais para você a longo prazo.
No caso de um carro novo, por exemplo, ele não irá apresentar nenhum desgaste nas peças e terá a garantia de fábrica. Mas são carros que desvalorizam bastante em relação ao valor inicial e tem maiores impostos.
Já no caso de um carro usado, além de vir com o valor mais acessível, há maior facilidade na negociação e impostos mais baixos. Porém, a manutenção e o seguro acabam saindo mais caros e o histórico do veículo, como multas e dívidas, podem cair no seu colo!
2 - Faça um teste drive
Independente da escolha de um carro novo ou usado, antes de firmar a compra, faça um teste drive. Parece óbvio e previsível, mas é um passo importante para se ter uma noção geral do veículo.
Enquanto dirige, analise tudo o que for possível em sua percepção: os pedais, o câmbio, se há barulhos estranhos, como está a aparência interna e tudo mais que chame sua atenção.
3 - O veículo ficou mais de 5 anos com o dono anterior
Apesar de existir mais conforto em um veículo zero, muitas vezes não cabe no orçamento a compra de um carro novo e a opção mais viável é a de um veículo usado.
Se o veículo passou mais de cinco anos rodando com uma única pessoa, é necessário checar todos os componentes do carro para conferir se há desgaste das peças e como estão os componentes de segurança do veículo.
4 - Se atente na documentação
É muito importante verificar se a documentação está correta e válida, se o IPVA está pago corretamente e se não existem outras pendências financeiras, como multas ou outros débitos.
Existem corporações especializadas em vistorias que indicam o histórico do carro, se ele já teve passagem por leilão, falência, inventário ou qualquer tipo de empecilho que prejudique você após a compra.
Vale a pena conferir esses detalhes antes de fechar negócio de um carro usado.
5 - Cabe no seu orçamento a longo prazo
Tente estimar quanto o veículo irá custar no geral, além das parcelas. Combustível, IPVA, manutenção, etc.
É interessante também pensar na desvalorização se for um veículo novo, já que acaba sendo também um investimento e, caso você queira trocar de carro novamente no futuro, já ter uma base do quanto vai poder revender seu veículo.
Agora você sabe quais caminhos seguir para trocar seu veículo sem ter grandes dores de cabeça futuras!
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber mais dicas valiosas como essa!