> <

5 coisas que você precisa saber sobre o amortecedor!

Que a suspensão é de extrema importância para a segurança e conforto do veículo, você já sabe.

A suspensão do carro é um dos mais importantes sistemas para o bom desempenho, segurança e conforto durante o uso do veículo. Ela é constituída basicamente por molas, braços e amortecedores que ligam o chassi às rodas do carro.

Para acabar com todas as dúvidas sobre esse componente tão importante para o carro, preparamos essa matéria com 5 coisas que você precisa saber sobre os amortecedores. Vamos nessa? 
 
 
1 - Como funciona o amortecedor de carro?
O amortecedor usado em carros é do tipo hidráulico e é uma peça fundamental para a estabilidade e conforto do veículo, porque ele dissipa as oscilações. O princípio físico que envolve no seu funcionamento é a dissipação de energia de um fluido ao passar por um canal estreito, transformando a energia de movimento em calor.

 
2 - Qual é a real importância do amortecedor em um carro?
Existem diversos movimentos de instabilidade que o carro executa durante uma viagem e essa instabilidade pode causar problemas de desconforto, falta de dirigibilidade e insegurança para o veículo.

Em pavimentos esburacados, por exemplo, o amortecedor funciona como um isolante de movimento, suavizando os solavancos que as rodas do carro estão transmitindo para o chassi e para os passageiros.

Além disso, os amortecedores têm a função de manter as rodas em contato permanente com o chão. Isso por que a dissipação da energia mecânica nos óleos hidráulicos ajuda a homogeneizar a distribuição do peso para as rodas, o que é muito importante para melhorar a durabilidade das peças em relação à fadiga.

 
3 - O que é suspensão ativa e semiativa?
Os amortecedores possuem tipos diferentes de dissipação de energia mecânica para diferentes tipos de aplicações, por isso há amortecedores específicos com diferentes comportamentos.

- Suspensões ativas: são aquelas que contam com amortecedores controlados eletronicamente, por meio de sistemas capazes de ler os movimentos do pistão e exercer força contrária ao movimento na medida exata para dissipar a energia da oscilação. Esse tipo de sistema consome energia do carro, sendo recomendado o uso apenas para utilitários, como SUV e veículos de carga.

- Suspensões semiativas: contam com fluidos ferromagnéticos em seus amortecedores, capazes de alterar sua viscosidade a partir de mudanças no campo elétrico ao qual estão submetidos. As propriedades desse fluido são controladas por um sistema eletrônico que consome menos energia do que os amortecedores ativos, mas com uma boa eficiência, conforto e segurança para o carro.


4 - É possível regular a suspensão?
Existem sistemas de suspensão ativa que podem ser regulados manualmente de acordo com os critérios do condutor. Esses sistemas contam com amortecedores dos mais variados tipos, de acordo com a aplicação e das condições de uso do veículo.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já permite a instalação desse tipo de suspensão em qualquer veículo, desde que a parte mais baixa do veículo esteja no mínimo a 10 centímetros do chão, e que nenhum pneu encoste-se ao veículo.


5 - O que é um amortecedor recondicionado?
Recondicionar um amortecedor significa condicioná-lo novamente ao trabalho, depois que suas funções estiverem comprometidas por alguma falha ou defeito.

É muito recomendado que, em caso de dúvidas, sejam comprados amortecedores novos de marcas confiáveis, para evitar problemas futuros. É importante também conversar com seu mecânico sobre as condições de uso do carro para saber se o sistema de suspensão está bem dimensionado e tem condições de responder adequadamente aos impactos do solo.

 
Gostou do conteúdo? Então confira outras matérias sobre o amortecer e sistema de suspensão aqui no nosso blog! Aqui, você confere uma das novidades da Advance Autoparts de 2023: Kits de Amortecedor Completo!

Aliás, sabia que essa matéria veio do blog da Advance? Aproveite que está on-line e confira todas as novidades da marca por lá!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up