> <

9 curiosidades sobre revestimentos em couro para o setor automotivo

O uso do couro em revestimentos automotivos tem crescido em todo o mundo – não só nos veículos mais luxuosos, mas também nos intermediários. Estima-se que o setor automotivo vá absorver mais de 20% dos couros feitos no mundo nos próximos anos – mais do que o dobro do que acontecia em 2009, quando 8% da produção de curtumes tinha este fim. “O consumidor tem muito contato com o interior do automóvel, então é natural que esta parte do veículo seja valorizada utilizando o couro, que é uma matéria prima nobre, durável e eficiente”, destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.

A seguir, nove curiosidades sobre revestimentos em couro para o setor automotivo:

- Para um automóvel médio, são necessários seis couros para a produção de revestimentos internos. Já em um veículo de luxo são usados 10 couros e em um automóvel premium 16.

- É proibido comunicar que determinado veículo tem “bancos em couro sintético”. No Brasil existe uma lei que determina que somente produtos feitos em pele animal podem receber a denominação “couro”.

- Mais de 200 concessionárias de automóveis no Brasil já foram visitadas pela equipe do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) para que a comunicação técnica e publicitária não contenha expressões proibidas pela lei. Gigantes do setor já se adequaram.

- Em 2009, 8% da produção mundial de couro era destinada ao setor automotivo. Em 2014, esse índice chegou a 17% e a projeção é que em breve ultrapasse os 20%, chegando a 22% até 2020.

- Metade dos veículos novos produzidos na China sai de fábrica com algum revestimento em couro, inclusive modelos menos luxuosos.

- Couro é uma matéria prima natural e muito eficiente: entre suas propriedades está a adaptação à temperatura. Ou seja: conserva melhor o calor nas baixas temperaturas e resfria de melhor forma em períodos de muito calor.

- Para limpeza, use pano limpo umedecido com água se a sujeira for superficial. Para limpeza mais profunda, use pano úmido com água e sabão neutro e, em seguida, um pano umedecido para enxugar e um seco para finalizar. Para conservação, o ideal é fazer a hidratação com produtos específicos.

- Desde 2000, existe um projeto específico para incentivo às exportações de couro nacional: é o Brazilian Leather, realizado em parceria pelo CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com ações que preveem também a promoção do couro automotivo brasileiro no mundo.

- O Brasil exporta 75% de sua produção total de couros, cerca de 35 milhões de peles por ano. Deste total, quase 15,7% é destinado ao segmento automotivo, nos mais exigentes mercados mundiais.

Fonte: Segs

Galeria

Comentários

  1. where to buy cialis cheap| 06/12/2021

    Quality articles or reviews is the key to attract the viewers to pay a visit the site, that's what this site is providing.

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up