Indiferentes para uns e indispensáveis para outros, algumas rodas marcaram época na indústria automobilística
por Guilherme Fontana • 24/02/2016 às 13:11 • Atualizado em 24/02/2016 às 13:49
Audi A8

Audi A8 | Crédito: Divulgação
A segunda geração do sedã topo de linha da Audi foi responsável por inaugurar uma das rodas mais copiadas de todo o mundo. Com 12 raios e acabamento brilhante, a roda que tem desenho comparado com um ralo de banheiro é comumente visto em modelos da Volkswagen ou em alguns Audi da década de 2000, como o A3 de primeira geração.
Chevrolet Astra GSi

Chevrolet Astra GSi | Crédito: Divulgação
Um dos representantes dos esportivos de fábrica dos anos 2000, o Astra GSi deixou suas rodas como legado. O desenho composto por cinco raios é bonito e esportivo, mas sua proeminência externa é quase que um ímã para as calçadas mais altas, por isso não é difícil ver uma dessas toda ralada. Também não é difícil vê-las instaladas, em menor escala ou como calotas, em alguns Corsa e Celta.
iat Punto Sporting

Fiat Punto Sporting | Crédito: Divulgação
A versão de visual esportivo do hatch tinha como destaque suas belas rodas. Os 15 raios e o acabamento diamantado (com fundo cinza) não apresentava nenhuma novidade de design, mas agregava esportividade na medida para o Punto Sporting. Não por menos, hoje é comum ver réplicas em formato de calotas equipando carros de diversas marcas. Alguns anos depois, o Honda Civic LXL chegava com rodas um tanto parecidas. Será que foi inspiração?
Fiat Uno 1.6 R

Fiat Uno 1.6 R | Crédito: Divulgação
O auge da esportividade do Fiat Uno foi a versão R equipada com motor 1.6 de 92 cv de potência - número forte para a época. No visual, vários destaques: a faixa preta lateral e a tampa traseira da mesma cor (com acabamento fosco) marcaram a versão, mas não eram tudo. As características rodas de quatro raios e desenho quadrado marcaram época e podem ser vistas, ainda hoje, equipando diversos (e antigos) Uno de versões inferiores por aí.
Ford Focus ST

Ford Focus ST | Crédito: Divulgação
As rodas da versão esportiva do Focus fizeram tanto sucesso que foram utilizadas também nas gerações seguintes. Também foram reutilizadas em outros modelos como o Fiesta e o conceito do novo Ka. Os cinco raios, que formam cinco "gomos", dispensam acabamentos brilhantes ou diamantados.
Mercedes-Benz AMG

Mercedes-Benz E 63 AMG | Crédito: Divulgação
Estas não foram utilizadas em apenas um modelo, mas em quase toda a linha de esportivos AMG. Mesmo sem grandes artifícios visuais, as rodas de cinco raios finos e acabamento diamantado transpiram esportividade e são características dos modelos da divisão AMG. Não só se espalhou pela gama da marca, como também foi alvo de diversas produções de réplicas.
Porsche 911

Porsche 911 | Crédito: Divulgação
Originalmente lançada junto da primeira geração do Porsche 911, na década de 1960, as rodas "Fuchs" são as mais clássicas desta lista. Com o tradicional fundo preto, as rodas não só foram replicadas e copiadas durante todos esses anos, como foram reeditadas na série especial do 911 "50 Years Edition", em 2013.
Volkswagen Gol GTI

Volkswagen Gol GTI | Crédito: Divulgação
A Volkswagen sabe muito bem como é ter uma roda famosa e copiada. E o principal exemplo disso é a aclamada Orbital, que equipou o saudoso Gol GTI. Apesar de ser levada como um sonho de consumo pelos donos de Volkswagen mais antigos, a roda Orbital é, com certeza, a mais replicada (ou copiada). Bastam algumas voltas pelas ruas para serem vistas em qualquer tamanho (de 13 a 20 polegadas), qualquer acabamento (brancas, cinzas ou diamantadas) e qualquer formato (liga leve ou calotas). Ah, em qualquer carro também.
Volkswagen Golf GTI

Volkswagen Golf GTI | Crédito: Divulgação
Dizem que estas são as novas Orbitais, mais sofisticadas, raras e caras. Com acabamento diamantado, a roda do Golf GTI com cinco raios arredondados teve grande apelo na fama conquistada pelo hatch de quinta geração. Como o modelo nunca veio oficialmente ao Brasil, elas são difíceis de serem encontradas por aqui.
Volkswagen Passat CC

Volkswagen Passat CC | Crédito: Divulgação
Antes de se tornar apenas CC, o Passat CC chegou com a ousada proposta de seguir o visual de sedã-cupê do Mercedes-Benz CLS. Para ser diferente do restante da linha Passat, representados por linhas sóbrias, o modelo tendia à esportividade - e as rodas acompanharam. Com desenho que remete à uma turbina de avião, as rodas ganharam cópias em diversos tamanhos e são facilmente vistas em modelos VW como Gol, Fox e Polo.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/as-10-rodas-de-serie-mais-famosas-copiadas