> <

AS 10 RODAS (DE SÉRIE) MAIS FAMOSAS E COPIADAS

Indiferentes para uns e indispensáveis para outros, algumas rodas marcaram época na indústria automobilística

por Guilherme Fontana • 24/02/2016 às 13:11 • Atualizado em 24/02/2016 às 13:49

 

 

Audi A8

audi-a8

Audi A8 | Crédito: Divulgação

A segunda geração do sedã topo de linha da Audi foi responsável por inaugurar uma das rodas mais copiadas de todo o mundo. Com 12 raios e acabamento brilhante, a roda que tem desenho comparado com um ralo de banheiro é comumente visto em modelos da Volkswagen ou em alguns Audi da década de 2000, como o A3 de primeira geração. 

Chevrolet Astra GSi

 

 

chevrolet-astra-gsi

Chevrolet Astra GSi | Crédito: Divulgação

Um dos representantes dos esportivos de fábrica dos anos 2000, o Astra GSi deixou suas rodas como legado. O desenho composto por cinco raios é bonito e esportivo, mas sua proeminência externa é quase que um ímã para as calçadas mais altas, por isso não é difícil ver uma dessas toda ralada. Também não é difícil vê-las instaladas, em menor escala ou como calotas, em alguns Corsa e Celta.

 

iat Punto Sporting

fiat-punto-sporting

Fiat Punto Sporting | Crédito: Divulgação

A versão de visual esportivo do hatch tinha como destaque suas belas rodas. Os 15 raios e o acabamento diamantado (com fundo cinza) não apresentava nenhuma novidade de design, mas agregava esportividade na medida para o Punto Sporting. Não por menos, hoje é comum ver réplicas em formato de calotas equipando carros de diversas marcas. Alguns anos depois, o Honda Civic LXL chegava com rodas um tanto parecidas. Será que foi inspiração?

Fiat Uno 1.6 R

fiat-uno-r

Fiat Uno 1.6 R | Crédito: Divulgação

O auge da esportividade do Fiat Uno foi a versão R equipada com motor 1.6 de 92 cv de potência - número forte para a época. No visual, vários destaques: a faixa preta lateral e a tampa traseira da mesma cor (com acabamento fosco) marcaram a versão, mas não eram tudo. As características rodas de quatro raios e desenho quadrado marcaram época e podem ser vistas, ainda hoje, equipando diversos (e antigos) Uno de versões inferiores por aí.

Ford Focus ST

ford-focus-st

Ford Focus ST | Crédito: Divulgação

As rodas da versão esportiva do Focus fizeram tanto sucesso que foram utilizadas também nas gerações seguintes. Também foram reutilizadas em outros modelos como o Fiesta e o conceito do novo Ka. Os cinco raios, que formam cinco "gomos", dispensam acabamentos brilhantes ou diamantados. 

Mercedes-Benz AMG

mercedes-benz-e-amg

Mercedes-Benz E 63 AMG | Crédito: Divulgação

Estas não foram utilizadas em apenas um modelo, mas em quase toda a linha de esportivos AMG. Mesmo sem grandes artifícios visuais, as rodas de cinco raios finos e acabamento diamantado transpiram esportividade e são características dos modelos da divisão AMG. Não só se espalhou pela gama da marca, como também foi alvo de diversas produções de réplicas.

Porsche 911

porsche-911

Porsche 911 | Crédito: Divulgação

Originalmente lançada junto da primeira geração do Porsche 911, na década de 1960, as rodas "Fuchs" são as mais clássicas desta lista. Com o tradicional fundo preto, as rodas não só foram replicadas e copiadas durante todos esses anos, como foram reeditadas na série especial do 911 "50 Years Edition", em 2013.

Volkswagen Gol GTI

vw-gol-gti

Volkswagen Gol GTI | Crédito: Divulgação

A Volkswagen sabe muito bem como é ter uma roda famosa e copiada. E o principal exemplo disso é a aclamada Orbital, que equipou o saudoso Gol GTI. Apesar de ser levada como um sonho de consumo pelos donos de Volkswagen mais antigos, a roda Orbital é, com certeza, a mais replicada (ou copiada). Bastam algumas voltas pelas ruas para serem vistas em qualquer tamanho (de 13 a 20 polegadas), qualquer acabamento (brancas, cinzas ou diamantadas) e qualquer formato (liga leve ou calotas). Ah, em qualquer carro também.

Volkswagen Golf GTI

vw-golf-gti

Volkswagen Golf GTI | Crédito: Divulgação

Dizem que estas são as novas Orbitais, mais sofisticadas, raras e caras. Com acabamento diamantado, a roda do Golf GTI com cinco raios arredondados teve grande apelo na fama conquistada pelo hatch de quinta geração. Como o modelo nunca veio oficialmente ao Brasil, elas são difíceis de serem encontradas por aqui.

Volkswagen Passat CC

vw-passat-cc

Volkswagen Passat CC | Crédito: Divulgação

Antes de se tornar apenas CC, o Passat CC chegou com a ousada proposta de seguir o visual de sedã-cupê do Mercedes-Benz CLS. Para ser diferente do restante da linha Passat, representados por linhas sóbrias, o modelo tendia à esportividade - e as rodas acompanharam. Com desenho que remete à uma turbina de avião, as rodas ganharam cópias em diversos tamanhos e são facilmente vistas em modelos VW como Gol, Fox e Polo.

 

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/as-10-rodas-de-serie-mais-famosas-copiadas

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes