O perfil do consumidor de automóveis – e, em consequência, dos serviços de manutenção – mudou significativamente nas últimas décadas. O tradicional chefe de família do passado hoje divide as atenções das montadoras com outros compradores. As mulheres, por exemplo, já respondem por 45% das aquisições de carros de passeio.
Outro alvo importante são os jovens. E, nesse caso, o desafio é grande, já que, ao contrário do que acontecia no passado, estes consumidores hoje têm muitas outras oportunidades de consumo além do automóvel, não apenas de produtos, mas também de serviços.
Embora muitos entendam que o interesse deste público pelo carro vem diminuindo com o tempo, a pesquisa Radar Jovem 2015, realizada pela empresa especializada B2, revela que a aquisição de automóveis está prevista no planejamento financeiro dos brasileiros com idades entre 18 e 29 anos, uma faixa etária que hoje responde por nada menos que 57% da movimentação financeira do país, o que corresponde a um poder de compra de mais de R$32 bilhões ao ano, de acordo com dados do estudo. Segundo mostra a pesquisa, a opção carro aparece em destaque na programação dos jovens para uma aquisição, com 48% dos entrevistados. E a porcentagem sobe para 53% quando a pergunta se refere aos planejamentos em longo prazo.
De forma qualitativa, o estudo é realizado com jovens de todo o Brasil e aborda temas como fonte de renda, marcas consumidas X desejadas, perfil de compra, posicionamento sobre o cenário político e econômico do país, entre outras informações. A metodologia do estudo acontece em três fases: Módulos 1 e 2 e acompanhamento. No Módulo 1, o participante responde uma pesquisa etnográfica, dividida em dados pessoais, de consumo (aquisição de informações, relação com política e lazer), bens de consumo (produtos que costuma comprar e marcas que admira), alimentação e transporte. O Módulo 2 abrange intenções de comportamento do participante para um determinado período (rotina). Já o acompanhamento ocorre, em tempo real, por meio de mídias sociais, o que auxilia a compreender e a comparar as intenções e atitudes do jovem, e mostra o que há por trás das pesquisas. A consolidação das informações é realizada com base no cruzamento das intenções de comportamento e das ações efetivamente realizadas. Foram ouvidos 4 mil jovens de todas as classes sociais.
Fonte: Novo Meio/ Novo Varejo