Bentley Bentayga: primeiro exemplar sai da linha de montagem no Reino Unido
Estrela da Bentley na edição deste ano do Salão de Frankfurt, o SUV Bentayga (considerado o primeiro utilitário esportivo da marca) entrou em produção nesta semana no Reino Unido. Para comemorar o feito, uma solenidade foi realizada na fábrica de Crewe, no noroeste da Inglaterra, e as perspectivas da fabricante em relação ao modelo foram anunciadas.
Conforme explicado por um porta-voz da marca, a meta é posicionar o Bentayga como o integrante mais refinado e luxuoso da categoria, acima do compatriota e rival Range Rover Vogue. Ao todo, o modelo demorou quatro anos para ficar pronto e consumiu em investimentos algo em torno de 840 milhões de libras (cerca de R$ 4,7 bilhões numa conversão direta).
Segundo a Bentley, esta primeira unidade produzida levou cerca de 130 horas para ficar completamente pronta. Isso porque o exemplar passou pelos setores de pintura e funilaria mediante um rigoroso controle de qualidade, de modo a garantir que nenhum detalhe do acabamento ou da carroceria estivesse fora dos padrões estabelecidos pela marca.
Sob o capô, o SUV foi equipado com um motor 6.0 W12 com 608 cavalos de potência e 91,7 kgfm de torque máximo. O catálogo conta ainda com um 4.0 V8 TDI e uma inédita versão híbrida prevista para 2017. A título de curiosidade, uma das unidades especiais do modelo será enviada à rainha Elizabeth para compor a frota do Palácio de Buckingham.