As revisões com preços fixos e com grandes prazos de garantia já são de praxe em centros automotivos ou concessionárias, mas como saber se a sua revisão automotiva foi bem feita?
As rotineiras revisões automotivas são um conjunto de serviços que garantem o bom funcionamento do automóvel, além de prevenir possíveis problemas futuros. Após feitas no veículo, no entanto, muitos proprietários não conhecem quais foram modificações realizadas pelo trabalho, podendo ter algum desses trabalhados em desacordo com o esperado.
Após toda revisão de automóveis, é importante que o proprietário saiba ao menos checar a qualidade do trabalho realizado.
Os proprietários mais atentos começam com o cuidado antes mesmo da revisão do carro. Ao visitar o manual do veículo, é possível conferir quais sãos os serviços que realmente devem ser feitos no automóvel, evitando, assim, qualquer surpresa. Mesmo que o estabelecimento insista na troca, se o manual diz o contrário, a troca fica a critério do proprietário.
Depois disso, é importante se preocupar em marcar as peças que devem ser trocadas. Essas marcas servirão para identificar se, após a revisão feita, elas foram realmente substituídas por peças novas, conforme estará informado na nota de serviço.
Entretanto, após realizado, alguns serviços podem ser verificados de modo simples. O ideal é que o proprietário confira o que foi trocado diretamente com o estabelecimento onde a revisão for feita, garantindo os serviços prestados.
Verificar todas as peças trocadas se são realmente novas (depois das marcas de identificação feitas anteriormente, este se torna um serviço simples). E em caso de possíveis barulhos ou defeitos apontados anteriormente, a checagem deve ser feita ainda no estabelecimento. Se o barulho for algo presente somente com o carro em movimento, a orientação é colocá-lo para funcionar imediatamente e conferir se o problema foi sanado. Uma breve volta com o automóvel pode apontar isso e em caso de permanência, o automóvel retorna para o estabelecimento já em seguida.
A verificação de consumíveis como o óleo pode ser feita através da checagem do nível com a vareta. O procedimento deve ser realizado com o motor do automóvel ainda frio, isso é possível antes da primeira partida do carro no dia e ele também deve estar em uma superfície plana.
Caso algum item esteja em desacordo, retorne à concessionária com a nota dos serviços prestados em mãos e aponte a incongruência. Exatamente por isso, é importante que as verificações sejam feitas, se possível, ainda com o automóvel no estabelecimento, pós-revisão.
A Ferrakrebs foi fundada por Bernardo Krebs, que na década de sessenta comercializava ferramentas no interior de sua Kombi adaptada. Dirigindo pelo ABC Paulista e pela capital de São Paulo, oferecia seus produtos para o mercado especializado. Com o passar dos anos a empresa cresceu e ampliou o seu portfólio de produtos como: ferramentas automotivas, ferramentas elétricas e elevadores automotivos. Hoje ocupa uma área de 2400 m² com estacionamento próprio e continua sendo liderada por Bernardo, que compartilha a gestão e responsabilidades com a segunda geração da família.
Fonte: Segs