> <

Como se prevenir de invasões cibernéticas

Nos dias de hoje, quase tudo é feito pela internet e as empresas não estão fora disso. Proteger os computadores da empresa é algo que deve ser levado em alta consideração para que informações importantes não sejam perdidas ou vazem dados sigilosos.

Existem diversas práticas que podem ser desenvolvidas para que os computadores sejam protegidos e muitos problemas com a rede sejam evitados. Para isso, o coordenado do Departamento de TI da Barros Autopeças, Adriano Gelain, informa como proteger os dados do computador e como prosseguir quando algum problema desse tipo acontece.

1 - Quais são as formas de proteger os dispositivos que a empresa utiliza? E como proteger os dados da empresa?
O ponto inicial é manter o sistema operacional e programas sempre atualizado, utilizar as tecnologias em nuvem, como solução de backup e recuperação confiáveis. Utilizar softwares de gerenciamento para filtragem de URLs, avaliações de vulnerabilidades, gerenciamento de patches/atualizações.
No caso da proteção dos dados, deve ser investido em soluções de antimalware, antivírus, um firewall para criar uma barreira de entrada. Na solução de backup tem de ser feitas em mais de uma mídia, como fita e HD e ter um armazenamento externo da empresa, a utilização de softwares originais e a realização de constante atualizações, evitam as brechas utilizadas pelos atacantes.
 
2 - Quais as melhores maneiras de evitar que o computador seja infectado por um vírus?
Melhorando a conscientização dos colaboradores. Já que a maior parte dos ataques se iniciam pelos colaboradores, então devem estar atentos a alguns itens, como se o remetente do e-mail é um endereço confiável, por exemplo.
Nunca clique em links suspeitos, tenha muito cuidado com os e-mails marcados como spam ou em sites desconhecidos.
No caso de download de documentos na internet, verifique se o site em que está baixando é seguro e confiável, pois ao clicar em links maliciosos/suspeitos, um download automático pode ser iniciado, levando à infecção do seu computador ou da sua rede. A criação e disseminação de um processo de segurança que permita que os colaboradores possam avaliar se um anexo, link ou e-mail é confiável.
 
3 - Como proteger os dados do cliente?
Os dados dos clientes que estão no banco de dados do sistema tem mais de um nível de segurança e pode ser feito o armazenamento com os dados criptografados dentro do banco de dados, onde apenas o sistema mostra a informação desejada, e com o login o usuário precisa de permissão para acessar os dados, e o backup do banco de dados, que permite a validação e a integridade dos dados.
 
4 - Quais as medidas a serem tomadas para ficarmos protegidos das ameaças de hackers na rede?
Além dos cuidados com o que é acessado como e-mails falsos, links ou sites, devemos adotar uma política de controle de acesso e também uma política de segurança da informação com as regras e orientações aos colaboradores.
Utilização de softwares como o IPS (previne e impede os ciberataques) e softwares como um SIEM (gestão de eventos e informação de segurança, detectam e alertam sobre alterações na rede).
 
5 - Quais são as medidas de proteção nas redes sociais?
O ransomware normalmente oferece um link ou um arquivo, então é preciso ter cuidados com perfis falsos, ou até mesmo de pessoas conhecidas que podem ter a conta hackeada, já que estão sempre em busca de uma brecha para acessar seu dispositivo e se tiver sucesso o intruso consegue roubar seus dados e os criptografar, solicitando um resgate.

Agora que você já sabe como ter a melhor proteção contra ataques de hackers, tente ao máximo evitar que isso aconteça seguindo essas dicas. Afinal, a prevenção é sempre a melhor defesa da sua empresa!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente…

leia mais...
Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up