A crise no setor automotivo ainda não engatou marcha à ré, mas a análise dos dados compilados pela Cetip sobre financiamento de veículos permite identificar diferença na velocidade do atropelamento pela recessão.
Do auge das vendas até hoje, os modelos de entrada deram lugar na preferência aos hatches pequenos – primeiro sinal do "efeito Onix", que levou a fabricante General Motors à liderança no país. E nas vendas da GM, os dois carros fabricados em Gravataí, Onix e Prisma, respondem por 66% das vendas da montadora do país.
A mudança teve ajuda de concorrentes como o HB20, responsável por incluir a Hyundai entre as grandes do mercado no país.
– Não há boas notícias no crédito para veículos – admite Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais e inteligência de mercado da Cetip.
Nos dados do Estado, o volume de financiamento de veículos tem comportamento muito semelhante ao da média nacional, com uma exceção: nos usados, a queda de 9,2% é bem mais acentuada do que geral, de 5,3%.
Fonte: ZH