Para evitar problemas no motor do seu carro, manter uma manutenção constante é perfeito para manter a vida útil, porém adotar alguns comportamentos também são fundamentais.
Nada de afundar o pé, pegue leve
Siga uma rotina simples de manutenção e adote alguns comportamentos que vão lhe poupar dinheiro a médio e longo prazo.
Em carros zero km, vá com calma, mantenha a rotação baixa nos primeiros 1.000 quilômetros, antecipe a troca de marcha, não passe de 3.500 rpm (rotação por minuto), vá variando a velocidade e faça acelerações progressivas, nada de pisar fundo.
Apesar de haver pessoas que acreditem que é necessário "amaciar" o motor, isso não funciona. Mantenha seu carro longe das rodovias nos primeiros 1.000 a 1.500 km, até por motivo de segurança, só depois encare a estrada.
Os freios também precisam de cuidados iniciais para que haja assentamento entre pastilhas e discos. Tanto para o motor e freios, os primeiros quilômetros são fundamentais.
Não aqueça o motor
Ao sair pela manhã provavelmente o motor vai estar frio, mas não precisa gastar alguns minutos esquentando o motor. Faça o seguinte: Ligue o motor, coloque o cinto, verifique o assento e espelhos. Criando essa rotina de 30 segundos aproximadamente, o motor do seu carro vai estar pronto para rodar, mas ainda vai estar frio, portanto rode com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.
Não acelere bruscamente
Sair rápido no semáforo não vai te levar ao seu destino mais rápido, mas sim para a oficina. Ser brusco no acelerador é um dos hábitos mais danosos para o motor, além de gastar mais combustível. No trânsito, principalmente em grande centros urbanos, o motor do carro tente a trabalhar com temperatura mais alta. Juntado esse fator com uma aceleração forte além de aumentar ainda mais a temperatura, sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias.
Troque sempre os filtros de ar e óleo
Os filtros de ar e óleo são uns dos itens mais baratos no carro, considerando sua importância no bom funcionamento do propulsor, por isso troque sempre. Não trocando periodicamente essas peças sua economia vai para o ralo, pois fazer a retífica do motor é muito cara e trabalhosa. Portanto troque o filtro de óleo toda vez que esgotar o fluido e o filtro de ar, nada de limpar ou bater um ar, troque-o sempre.
Escolha bem óleo
O fabricante recomenda óleo sintético (geralmente mais caro), por isso, use o sintético. Não misture com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.
Poupe seu dinheiro: óleos modernos, de qualidade, não precisam de aditivos. Siga o manual e antecipe trocas do fluido se você rodar por muito tempo em regimes severos (como trânsito ou áreas poluídas/empoeiradas).
Livre-se do peso excessivo
Ao encarar a pé uma subida de montanha, quanto mais leve você estiver, melhor. Adote o mesmo procedimento para seu automóvel. Tire do porta-malas tudo o que não tem serventia, assim como no porta-luvas e outros bolsos no interior. Seu bagageiro de teto está vazio? Deixe na garagem.
Peso adicional exige mais força do motor. Máquinas são o oposto de nossos corpos: quanto mais esforço fazem, menor a vida útil. Ao instalar um engate, certifique-se de que o carro está homologado para carregar uma carreta e, claro, verifique o peso admissível.
Use a transmissão com sabedoria
A maneira como você usa o câmbio tem influência direta no rendimento do motor. Rotações elevadas aumentam o consumo e ruído. Fazer as trocas na faixa vermelha – o limite de giro -, o tempo todo, irá abreviar a vida dos componentes. Marchas altas em velocidade baixa também não fazem bem às válvulas.
Sempre use a marcha ideal para a velocidade em que está e considere também a inclinação da pista. A rigor, desça engrenado na mesma marcha que usaria para subir a via.
Por fim, transmissão não é freio. Você pode contar com o efeito do freio-motor em declives – e deve fazer isso – mas não reduza a velocidade do carro usando as marchas.
Leia o manual e faça manutenção preventiva
Aquele livrinho que acompanha o veículo, esquecido no fundo do porta-luvas, é seu aliado. Precisa ser lido. Ele descreve os intervalos de manutenção e itens a serem checados conforme a quilometragem do carro.
Peças de desgaste natural precisam ser trocadas: velas e cabos, bateria, correias, rolamentos, fluidos – mantenha tudo isso em dia e seu motor poderá trabalhar tranquilamente mesmo quando o hodômetro tiver seis dígitos altos.
Leve seu carro para viajar
Trechos curtos são os mais difíceis para veículos. O anda-e-para urbano, trânsito e aquela saidinha de domingo cedo até a padaria da esquina fazem um estrago no motor – como o colesterol é péssimo para o coração.
Exercícios fazem bem: vá para a estrada com o possante. Ande em velocidade constante, varie acelerações e rode com o giro elevado (dentro dos limites do propulsor). Isso ajuda a livrar a câmara interna e o sistema de exaustão de fuligem e outros contaminantes que se acumulam no uso rotineiro de ciclo severo.
Fonte: Revista Quatro Rodas