Responsável por mandar a faísca para a câmara de combustão no momento certo e fazer o motor girar, o sistema de ignição é composto por bateria, bobina de ignição, distribuidor (os modelos mais antigos), cabos de velas e velas de ignição.
Cada sistema possui um gerenciamento único, por isso o diagnóstico quando esse apresenta falhas é um pouco complicado. Também existem os sofisticados kits programáveis de injeção e ignição. Qualquer mecânico pode se perder em meio a tantos detalhes!
Pensando nisso, separamos os cinco pontos principais para que a manutenção desse sistema não seja mais um bicho de sete cabeças!
Identificação de problemas: Por ser um sistema complexo, qualquer defeito pode influenciar em seu funcionamento. Por isso, é importante saber identificar os sinais que indicam que uma ou mais peças do sistema estão com problemas. Se o carro apresentar: dificuldade ao dar partida; falhas ao acelerar; trepidação do motor; ruídos diferentes no motor ou perda de potência no carro, é importante que o sistema de ignição passe por uma manutenção.
Inspeção eletroeletrônica: Ao receber um veículo com problema de ignição, o primeiro passo é fazer uma revisão rápida na parte elétrica e depois, verificar a eletrônica. O mecânico precisa ter um bom conhecimento da parte eletrônica e elétrica, além de bons equipamentos para executar a manutenção.
Avaliação das peças: Se a parte eletroeletrônica estiver em ordem, é necessário a verificação dos defeitos comuns: amassados, quebrados, cortes, trincas, áreas derretidas, oxidações, folgas, etc. Também é frequente a presença de "gambiarras", o que pode ser a causa do problema!
Erros de aplicação: Quando tudo estiver parecendo novo e sem identificação de falha, pode ser que alguma instalação foi colocada errada na ignição. Então, o indicado seria a verificação do manual de serviço do veículo ou o catálogo dos fabricantes para que seja conferido cada código de cada elemento do sistema.
Produtos sem qualidade: Se no sistema com falhas existir uma marca que seja completamente desconhecida, o melhor a se fazer é desconfiar! O uso de peças fabricadas sem o rigor técnico necessário e com materiais inferiores, pode provocar vários problemas na ignição, alguns deles difíceis de resolver. Se for possível, consiga um componente de confiança para fazer um teste e tirar a dúvida.
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