> <

Diferença entre Correia Dentada e Corrente

Que a correia dentada e a corrente são utilizadas no motor do veículo, você já sabe. Mas você sabe a diferença entre essas peças?
 
Correia dentada X Corrente

A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento de diferentes partes do motor, como o virabrequim, o comando de válvulas ou os periféricos, como o alternador. 

Já a corrente é mais durável, porém menos elástica. Ela se move com polias dentadas e é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor.
Qual das duas é melhor?
 
Apesar de, à primeira vista, a corrente de comando possa parecer mais lucrativa, existem algumas razões para se optar pela correia, dependendo do motor.
 
A correia é mais elástica e isso faz dela mais uma opção melhor para circuitos mais complexos, movimentando mais polias e sincronizando com o virabrequim com o comando de válvulas. Para executar essa mesma função, as correntes precisam da ajuda de outras segundas correias para mover os periféricos.
 
Isso faz das correias mais econômicas e compactas do que as correntes, que tendem a complicar o design do motor por precisarem também de correias em outras partes do motor.
 
No geral, as correntes são usadas com mais frequência em motores grandes, embora existam motores relativamente pequenos que também as usem. Por isso, as correias acabam sendo usadas com maior frequência em todos os tipos de motores de pequeno e médio porte.
 
E a manutenção dessas peças? Qual a variação entre elas?
 
Mesmo com uma vida útil equivalente a do motor do veículo, a corrente deve ser substituída quando o fabricante aconselha, para evitar uma deterioração acentuada que pode acabar quebrando-a ou fazê-la “patinar”. 
 
Já a correia dentada, nos carros atuais, não precisam mais trocar a correia a cada 6.000 quilômetros, porque agora ela pode durar até o dobro de quilômetros, dependendo do uso que damos ao veículo.
 
Entre os produtos em nosso portfólio, o que não falta são opções de marcas de correias dentadas e correntes. Acesse em nosso site e confira nossos fornecedores! http://www.barros.com.br/fornecedores

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up