Que a correia dentada e a corrente são utilizadas no motor do veículo, você já sabe. Mas você sabe a diferença entre essas peças?
Correia dentada X Corrente
A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento de diferentes partes do motor, como o virabrequim, o comando de válvulas ou os periféricos, como o alternador.
Já a corrente é mais durável, porém menos elástica. Ela se move com polias dentadas e é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor.
Qual das duas é melhor?Apesar de, à primeira vista, a corrente de comando possa parecer mais lucrativa, existem algumas razões para se optar pela correia, dependendo do motor.
A correia é mais elástica e isso faz dela mais uma opção melhor para circuitos mais complexos, movimentando mais polias e sincronizando com o virabrequim com o comando de válvulas. Para executar essa mesma função, as correntes precisam da ajuda de outras segundas correias para mover os periféricos.
Isso faz das correias mais econômicas e compactas do que as correntes, que tendem a complicar o design do motor por precisarem também de correias em outras partes do motor.
No geral, as correntes são usadas com mais frequência em motores grandes, embora existam motores relativamente pequenos que também as usem. Por isso, as correias acabam sendo usadas com maior frequência em todos os tipos de motores de pequeno e médio porte.
E a manutenção dessas peças? Qual a variação entre elas?
Mesmo com uma vida útil equivalente a do motor do veículo, a corrente deve ser substituída quando o fabricante aconselha, para evitar uma deterioração acentuada que pode acabar quebrando-a ou fazê-la “patinar”.
Já a correia dentada, nos carros atuais, não precisam mais trocar a correia a cada 6.000 quilômetros, porque agora ela pode durar até o dobro de quilômetros, dependendo do uso que damos ao veículo.
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