O sistema de iluminação do carro é constituído por luzes e dispositivos de sinalização montados ou integrados às várias partes de um veículo motorizado, que inclui frente, laterais, traseira e, em alguns casos, a parte superior, como nos veículos de segurança pública, por exemplo.
Seu objetivo é simples: proporcionar máxima qualidade para que o motorista dirija de forma mais segura possível, já que é esse sistema que permite que outros motoristas e pedestres observem a presença do veículo, a posição, o tamanho e a direção de deslocamento. Vamos entender um pouco mais sobre suas particularidades?
Cor da Luz Emitida: Quanto à luz emitida o sistema de iluminação do carro deve seguir padronizações oficiais. Em geral, mas com algumas exceções regionais, lâmpadas voltadas para trás devem emitir luz vermelha, enquanto que as frontais precisam de tonalidade branca, âmbar ou amarela. Não há outras cores permitidas, exceto em veículos de emergência.
Lanternas Traseiras: Produz tom vermelho e combina com as luzes de freio do veículo. Tipos LED são escolhas preferidas!
Luzes traseiras têm maior aspecto brilhante, ativadas quando o motorista aplica os freios do veículo. Devem ser instaladas em múltiplos de dois, simetricamente nas extremidades esquerda e direita da parte de trás de cada veículo.
Luz de Freio: Posicionados na parte traseira, sua função é avisar a um condutor que vem atrás do seu veículo que você está desacelerando. Dessa forma, esse equipamento é essencial para evitar acidentes. No Brasil, a luz de freio tem sempre a cor vermelha. Obrigatoriamente, deve estar posicionada junto às luzes de direção (“as setas”) à esquerda e direita do veículo.
Alguns modelos apresentam uma terceira luz de freio, normalmente localizada acima do vidro traseiro do carro.
Para um bom funcionamento, as luzes traseiras de freio devem acender no momento em que o condutor aciona os freios.
Assim, a mínima força aplicada sobre o pedal de freio já deve ser suficiente para acender essas lâmpadas.
São três os tipos de faróis disponíveis em cada veículo, sendo:
O farol principal, que é o que conta com as funções de lanterna, luz baixa ou alta. Trata-se do único tipo de farol realmente obrigatório de fábrica. Atualmente, temos diversas tecnologias presentes neste equipamento, como faróis de LED e acendimento automático. Porém, os comandos para ajuste de intensidade e acionamento normalmente podem ser encontrados nas alavancas do volante ou painel do veículo.
O farol de neblina é indicado para situações onde a visibilidade é afetada por nevoeiros, neblina ou chuva. Devem ser usados juntamente com o farol baixo, ou seja, eles não substituem a luz baixa e o motorista pode ser multado se trafegar com o farol principal desligado e o farol de neblina ligado. Normalmente, o foco dos faróis de neblina é mais curto e as lâmpadas de baixa intensidade, evitando que o facho de luz bata apenas na neblina a frente e prejudique ainda mais a visibilidade. Além disso, sua função principal é iluminar a pista, logo à frente do veículo, por isso eles devem estar direcionados para baixo.
A maioria dos veículos novos vêm equipados com faróis de neblina, mas erroneamente nos referimos a esses equipamentos como faróis de milha. A diferença básica é que, enquanto o farol de neblina é um complemento da luz baixa em situações de pouca visibilidade, o farol de milha é um auxiliar da luz alta, para aumentar o alcance da iluminação do carro em locais isolados e desprovidos de luz. Muitos motoristas gostam do visual dos faróis auxiliares e buscam instalar faróis de milha nos veículos que não têm esse equipamento de fábrica, mas é importante ter cuidado. O uso de farol de milha, com luz intensa de longo alcance, é proibido por lei em vias com iluminação pública, configurando infração leve e passível de multa.
Além disso, no sistema de iluminação há alguns tipos diferentes de lâmpadas que podem ser utilizadas, desde as halógenas, que são as mais comuns e possuem o mesmo estilo das lâmpadas incandescentes e normalmente são amareladas, ótimas para não “cegar” o motorista que vem na direção contrária; até as de laser, que são pouco conhecidas, pequenas, mas possuem uma iluminação quatro vezes maior que a de led.
Agora que você conhece bem o sistema de iluminação, não deixe de acessar mais matérias em nosso blog, como essa sobre a manutensão do sistema de ignição!
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