Você já deve ter ouvido falar várias coisas sobre o catalisador, não é mesmo?
Desde o fato dele ter impacto na potência do automóvel até que é contra a lei removê-lo, há vários mitos e verdades sobre essa peça.
Mas, afinal de contas, para que serve o catalisador automotivo?
Aqui no blog, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa peça!
Qual a função do catalisador?
Basicamente, a função do catalisador automotivo é converter componentes nocivos dos gases de escapamento em componentes inofensivos, mas poucas pessoas sabem como isso acontece.
Ele é desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação de combustível dos automóveis. Em bom funcionamento, ele é capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos!
Um catalisador com defeito pode causar emissão de fumaça do escapamento, podendo causar confusão no diagnóstico do mecânico. Isto porque a fumaça geralmente é causado pro problemas no motor ou na injeção de combustível e não apenas pelo catalisador.
Como é feito um catalisador?
O interior do catalisador é como uma colmeia com passagens ou pequenas contas de cerâmica revestidas com metais catalisadores. Uma reação química ocorre para que as emissões do escapamentos contenham menos gases nocivos. Há muitas passagens para os gases queimados fluírem, permitindo, assim, o máximo de área de superfície para os gases quentes passarem.
Existem dois tipos de catalisadores:
- Catalisadores de oxidação: metais como paládio (Pd) e platina (Pt) em quantidades bem pequenas (para manter o catalisador com preço baixo) convertem os hidrocarbonetos da gasolina não queimada e o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.
- Catalisadores de redução: metais como paládio (Pd) e ródio (Rh), também em quantidades bem pequenas, convertem o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio. O óxido de nitrogênio contribui para a névoa fotoquímica, também conhecida por Smog.
Apesar da alta vida útil dos catalisadores, os defeitos mais comuns encontrados nesta peça são entupimento ou contaminação. Mesmo quando há suspeita de entupimento, não há como diagnosticar isso sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem o componente. Por isso, fique atento aos sinais:
- O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
- Aumento de consumo de combustível;
- Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta;
- Se o catalisador estiver totalmente entupido o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos. Isto acontece porque há um aumento da contrapressão no escapamento.
Dicas interessantes para cuidar do catalisador:
- Evite estacionar seu carro sobre grama alta ou vegetação seca porque a altíssima temperatura que o catalisador atinge pode causar um incêndio. Lembre-se que ele fica sob o assoalho do carro!
- Mantenha o sistema de ignição do seu carro sempre em ordem. Confira o estado de itens como as velas de ignição, bobinas e cabos de vela. Desta forma, você evitará que combustível não queimado entre e contamine o catalisador;
- Evite rodar com o tanque na reserva. Com pouco combustível no tanque, a alimentação pode ficar irregular e causar aquecimento excessivo de componentes, incluindo o catalizador.
Enfim, utilize combustível de boa qualidade!
Aproveite que está aqui e confira outras matérias aqui no blog!
Discovering CYBER Genie has been a blessing to me, these hackers are a pro in their service. Do you want to know where your partner is going or doing, and who they are talking to, want to have a full background check and history of your partner, business associate, or an individual? Do you want a private investigator or hacker, have you been scammed and want to recover your funds or crypto-currency? Did you lose access to your social networks, or lost access to your cryptocurrency wallet? I highly recommend CYBER GENIE INTERCONTINENTAL for such services because I am living testimony to their efficient services. (Cybergenie@cyberservices.com) Whatsapp: +1 (252)-512-0391).