A Google pode ter desistido de construir seu próprio carro autônomo sem volante ou pedais. De acordo com fontes, a intenção da gigante norte-americana é firmar parcerias com fabricantes de automóveis já existentes e produzir um software que seja capaz de transformar um veículo em um modelo autônomo.
A decisão inicial de cancelar tal projeto foi do CEO da Alphabet (empresa mãe da Google), Larry Page, e da diretora financeira da companhia, Ruth Porat. No ponto de vista de ambos, é impraticável a ideia de criar um veículo comercial sem volante. Por outro lado, o cofundador da Google, Sergey Brin, vem se mostrando a favor da construção de um veículo deste tipo desde o início dos planos da empresa.
No entanto, a frota de protótipos autônomos da Google, que estreou nas ruas há pouco mais de seis anos, deverá continuar sendo testada. Até o momento, a empresa conseguiu registrar mais de 2 milhões de milhas (cerca de 3,2 milhões de km) rodadas em vias públicas com esses modelos.
Quanto à nova estratégia da Google em desenvolver sistemas de automação para carros, o primeiro fruto deverá ser a minivan Chrysler Pacifica, devido a uma parceria firmada entre a empresa de tecnologia e o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no início deste ano. De início, o modelo será um protótipo e caso os testes forem bem-sucedidos, os carros serão usados em serviço de caronas.
A expectativa é que a Google faça um pronunciamento oficial a respeito do cancelamento do projeto de carros autônomos sem volante ainda nesta terça-feira, 13.
Fonte: Notícias Auotmotivas