> <

Impostos no Brasil representam até a metade do valor do veículo

Pagar menos de R$ 20 mil em um carro que sai hoje a quase R$ 40 mil, ou nem R$ 50 mil em um que não sai da concessionária por menos de R$ 78 mil. Esse poderia ser o cenário, caso não houvesse uma carga tributária tão pesada sobre os veículos no Brasil. Mas, por enquanto é apenas um sonho.

Entretanto, se fossem deduzidos o custo de produção, o chamado 'custo Brasil', que envolve insumos, energia, mão de obra, logística, e outros gastos operacionais; e a margem de lucro das montanhas, os preços poderiam ser ainda menores.

Embora não sejam divulgada pelas marcas, um estudo divulgado pelo Sindipeças (Sindicato dos Fabricantes de Autopeças) e replicado pelo blog O Mundo em Movimento sugere que a margem de lucro alcance 10% do valor cobrado ao consumidor.

A porcentagem fica acima da média mundial (5%) e da cobrada nos Estados Unidos (3%).

De acordo com o mesmo levantamento, o custo de produção do veículo no país equivale a 58% do preço final do automóvel. Ou seja, abaixo da média (79%) e dos EUA, que salta para 88% a 91%.

Segundo o ex-presidente da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos), Luiz Moan, os impostos, entre os quais estão ICMS, PIS/Cofins, IPI, IOF, Cide, INSS, ISS, representam de 37,2% a 54,8% do preço cobrado pelos automóveis feitos em solo brasileiro.

Já nos modelos de fora há também a incidência do IPI majorado em 30%, do imposto de importação de 35%, com exceção das unidades produzidas no Mercosul e no México, segundo acordo comercial entre os governos, das taxas aduaneiras e do frete de importação.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes