> <

IQA lista cuidados para dirigir com segurança em dias de chuva

Baixa visibilidade e pista escorregadia são alguns motivos para o motorista redobrar a atenção nos dias chuvosos, pois é quando aumenta o número de acidentes de trânsito. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva recomenda cuidados básicos para uma direção mais segura sob a chuva.

Verificar os itens de segurança é a primeira orientação do Instituto. “Os pneus devem estar dentro do limite máximo de desgaste. Pneus ‘carecas’ reduzem a aderência e facilitam a derrapagem”, alerta Sérgio Fabiano, engenheiro e gerente de Serviços Automotivos do IQA. Limpadores de para-brisa, freios, lanternas e faróis também devem apresentar boas condições.

Ao dirigir sob a chuva, a recomendação é sempre manter uma distância maior do veículo da frente, utilizar faróis baixos (facilitam a visualização do veículo por outros motoristas) e reduzir a velocidade. “Quanto maior a velocidade, maior o risco de acontecer a aquaplanagem, quando o carro desliza sobre uma lâmina de água”, explica.

Em caso de chuva muito forte ou granizo, o motorista não pode parar na pista em hipótese alguma porque há risco de colisões. “O correto é sempre parar em locais seguros como postos de combustível ou até no acostamento e sinalizar com as luzes e o pisca alerta”, diz.

Locais alagados ou inundados devem ser evitados porque podem esconder obstáculos e armadilhas. A recomendação é desviar ou esperar a água baixar. Se ainda houver alagamento em vias que estão próximas a córregos ou rios, o risco é maior porque o carro também pode ser arrastado.

Caso o condutor observe que a altura da água não ultrapassa a metade das rodas e decida atravessar, o Instituto recomenda engatar a primeira marcha e manter uma aceleração baixa e constante. “Não troque de marcha e só atravesse pequenas distâncias. Prefira ainda o centro da via, onde geralmente está o ponto mais alto”, orienta o gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Fonte: Jornal Reposição

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up