> <

Junta metálica X Junta de fibra: Qual aplicar em seu carro?

Projetada para vedar fluidos e gases duvidosos, a junta do cabeçote é uma peça fundamental para o funcionamento do motor.

A junta fica entre o bloco do motor e o cabeçote unindo os dois, ou seja, ela une as partes metálicas para que o metal não se degrade e nem encurve com o tempo.

Continue lendo para saber os detalhes de cada tipo de junta do cabeçote!

Sobre a composição de cada uma

Junta de fibra: É composta por uma camada de fibra em cada superfície e uma chapa metálica no meio. Seu sistema de vedação é feito pelo seu cordão de silicone, que bloqueia a passagem de água e óleo. Essa junta também recebe uma camada de e impermeabilizante.

Junta metálica: É composta por uma chapa conhecida como aço mola. Costuma ter duas chapas, o que varia de modelo, já que algumas possuem apenas uma. Seu sistema de vedação conta com uma pintura emborrachada que bloqueia a passagem de água e óleo, mas também possui ao seu redor e em seus orifícios vincos salientes que aumentam a pressão e garante uma excelente vedação.

Quais as vantagens de cada uma?

Junta de fibra: É ideal para absorver pequenas irregularidades ou imperfeições na superfície do cabeçote. Ela também se deforma em até 30% do seu corpo, o que garante a absorção de vazamentos menores. E a outra coisa, é que em relação a junta de chapa, ela tem um menor custo, mas só pode ser aplicada quando existe a opção.

Junta metálica: Tem alta resistência às pressões geradas pela câmara de combustão, muito mais resistente que o normal exigido pelas montadoras. E outra vantagem é que ela tem grande resistência aos ataques daquela água corrosiva do sistema de aquecimento do veículo.

E as desvantagens?

Junta de fibra: A junta de fibra não resiste tanto quanto a de junta de chapa a ataques provocados pela água corrosiva, que vem quando a pessoa não faz manutenção do seu veículo a longo prazo.

Junta metálica: A junta de chapa não permite falhas na superfície. Então o cabeçote tem que ser retificado totalmente, sem falhas. A superfície do bloco tem que estar muito boa, com a rugosidade correta, porque a junta de chapa deforma apenas 4% do seu corpo.

Quando aplicar cada uma

Se o carro saiu original com junta de chapa e seu bloco está em boas condições, deve ser utilizada a junta de chapa, para manter a originalidade do carro. A junta de fibra deve ser utilizada quando se tem um cabeçote mais velho, pois ela permite algumas imperfeições, coisa que a junta de chapa não permite.

Galeria

Comentários

  1. EDSON ANTONIO GOMES| 23/03/2022

    gostei da informação.

  2. BERNARDO NERY FALBO| 16/09/2023

    É EXATAMENTE O QUE EU ESPERAVA PARA RESOLVER O PROBLEMA DE JUNTA. MEU CARRO TEM 22 ANOS. NÃO ACEITOU JUNTA METÁLICA. DEU VAZAMENTO NA FRENTE DO CABEÇOTE.

  3. Renato finkler| 23/01/2024

    Otima explicação coloquei junta de aço na minha parati 1.6 ap 2001 ta passando agua pra primeiro cilindro ... me ajudou muito

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up