> <

Lançamentos inauguram nova fase dos motores turbo no Brasil

Ford Fiesta se une ao Volkswagen up! e ao Hyundai HB20 e passa a oferecer a opção do motor 1.0 3 cilindros turbinado.

Os primeiros estudos para elevar a potência dos motores de combustão interna a partir do aumento da quantidade de ar admitida datam do final do século XIX. O dispositivo foi, inicialmente, aplicado nos propulsores diesel, passou pelas locomotivas, os aviões, até ganhar viabilidade nos automóveis a gasolina, por volta das décadas de 30 e 40 do século passado.

O Brasil, no entanto, jamais desenvolveu uma tradição em sobrealimentação de motores. O primeiro modelo de série equipado com turbocompressor foi o Fiat Uno Turbo, lançado na primeira metade da década de 90. Outros modelos surgiram, mas nenhum alcançou escala comercial significativa.

A situação pode se alterar a partir de agora com a chegada dos novos carros nacionais turbinados de fábrica que, antes da esportividade, visam à eficiência. A mudança de patamar se deve a prática cada vez mais intensa também no Brasil do conceito de downsizing - que, bem a grosso modo, significa a redução do tamanho dos motores sem, no entanto, diminuir seu rendimento.

Um bom exemplo são os novos três cilindros, já adotados por boa parte das montadoras que atuam no país. São exatamente estes propulsores que estão servindo de base para os modelos turbinados que estão chegando ao mercado.

Se no passado um carro turbo era sinônimo de performance, hoje a proposta é oferecer um automóvel compacto eficiente e econômico para o uso no dia a dia e muita tecnologia embarcada.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes