> <

Mercado automotivo segue com pequenos sinais de melhora

Depois de quedas consecutivas desde o ano passado, o mercado brasileiro no setor de veículos esboça reação pelo segundo mês seguido, com alta de 5,6% nos licenciamentos e de 4,7% na produção considerando os números de julho em relação a junho, de acordo com os dados divulgados hoje (4) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Contudo, isso ainda é pouco para estabilizar o setor, que acumula nova redução quando comparado a 2015.

Foram licenciados 181,4 mil automóveis em julho frente aos 171,8 mil de junho (alta de 5,6%) e aos 227,6 mil de julho do ano passado (queda de 20,3%). E no acumulado dos sete primeiros meses, a redução é ainda maior, de 24,7%, comparando os dados de 2016 e de 2015.

Os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), contudo, mostram um patamar um pouco menos otimista. Segundo a entidade, os emplacamentos de julho cresceram 3,09% em relação a junho, totalizando 271.752 unidades contra 263.595 no mês anterior. Esses dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Já em relação a julho de 2015 houve queda de 15,3% e de 20,4% considerando o acumulado do ano.

Quanto à produção, a Anfavea aponta alta de 4,7% em julho, com 189,9 mil unidades, frente às 181,4 mil unidades de junho. Mais uma vez, houve redução de 15,3% em relação a julho do ano passado e de 20,4% no acumulado dos sete primeiros meses.

Os melhores resultados aparecem nas exportações, que cresceram 5% de junho para julho e 61% quando comparado a julho de 2015. Foram exportadas 45,6 mil unidades no mês passado, conta 43,4 mil unidades em junho e 28,3 mil unidades em julho do ano passado. O resultado desse balanço é que os estoques caíram de 225,6 mil unidades para 222,2 mil unidades de junho para julho, não impactando contudo no número de dias que eles conseguiriam abastecer, que segue em 37 dias segundo o ritmo de vendas de julho.

• Previsões seguem apontando queda de 19% nas vendas

A Anfavea já havia revisto as previsões para 2016, por isso, ela manteve as últimas projeções que apontam queda de 19% licenciamentos em relação a 2015, sendo que, para os veículos leves, ela deve ser de 18,8%. Os dados iniciais divulgados em janeiro apontavam queda de 7,5% nos licenciamentos e de 7,3% entre os leves. 

A nova expectativa é que as exportações subam 21,5% em 2016 quando comparado ao ano anterior, com 23% para os veículos leves. Essa é uma perspectiva mais otimista do que aquela divulgada em janeiro, que apontava alta de 8,1% e de 7,7% para os veículos leves. Já a produção deve fechar o ano com redução de 5,5% quando comparado ao ano anterior, sendo 5,7% para os leves. Os números iniciais da Anfavea eram de alta de 0,5% e queda de 0,1%, respectivamente. 

Fonte: Portal icarros

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes