Os componentes de peças metal-borracha de um automóvel, apesar de muitas vezes serem encarados como partes secundárias, são essenciais para o bom funcionamento do veículo, uma vez que são responsáveis pelo isolamento de vibrações, oscilações e ruídos produzidos pela suspensão, bem como pelo motor e sistema de transmissão. As peças metal-borracha são assim nomeadas, pois a borracha e o metal são os materiais utilizados na sua fabricação e, dependendo do modelo, um veículo pode conter até 12 peças do modelo em sua composição.
Hoje, em especial, destacamos 3 componentes metal-borracha os quais você deve se atentar na hora de realizar uma revisão ou troca. .
Buchas
São as buchas que evitam o ruído do atrito de ferro com ferro da suspensão, bem como também permitem a flexibilidade da mesma e absorvem o impacto da vibração do veículo, tornando-o macio e silencioso, sem que dê os famosos “trancos”.
Por serem as peças mais próximas ao solo, as buchas costumam ser as primeiras a se deteriorar, gerando os ruídos e folgas na fixação.
Dica importante: Certifique-se de utilizar as ferramentas corretas na hora de realizar a troca da peça. Instalar as buchas com marteladas diminui sua vida útil e pode comprometer a dirigibilidade do veículo.
Batentes
Outra peça importantíssima para o funcionamento da suspensão são os batentes.
Os batentes atuam auxiliando na absorção de impactos e aumentando a vida útil da mola, pois reduzem a força dos choques. Eles também atuam como uma segunda mola e, em situações de trabalho extremo, evitam batidas e protegem os componentes do sistema de amortecimento.
Por serem peças que suportam condições intensas de trabalho, é comum passarem a acumular resíduos de combustível, óleo, terra e pedregulhos, o que deteriora sua superfície. Por esse motivo, assim que identificado o desgaste ou problema na peça, a troca deve ser feita imediatamente.
Coxins
Os coxins são instalados na junção do amortecedor com o veículo e sua função é apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro.
É imprescindível que o dono do veículo seja alertado sobre a importância de optar por um coxim de qualidade, uma vez que, por sofrer forças de compressão e rolamento, sua atuação é muito exigida durante a condução do automóvel. Dessa forma, uma peça de má qualidade, além de possuir uma vida útil curta, gerando gastos desnecessários, prejudica o desempenho dos amortecedores, mesmo que estes sejam de alta qualidade.
Resumidamente, os coxins são grandes “dissipadores de energia” e deste modo são também responsáveis pelo alinhamento da direção e estabilidade desta. Não realizar a troca no período correto pode comprometer a estabilidade do veículo, aumentar o consumo de combustível por conta do esforço excessivo do motor, além de diminuir o conforto e provocar os já citados ruídos.
Na hora de realizar a troca de qualquer uma dessas peças, a certificação de estar adquirindo um produto de qualidade deve ser o primeiro quesito a ser levado em conta na hora da compra, pois, como vimos, mesmo sendo peças de apoio a componentes mais complexos, sua ausência ou negligência pode agravar os riscos de segurança dos passageiros do veículo.
A Sabó é líder mundial no desenvolvimento de soluções em vedação e condução para o mercado automobilístico e possui uma linha exclusiva voltada para as peças de metal-borracha. Confira o vídeo que eles prepararam contando um pouco mais sobre os modelos:
A Barros Autopeças trabalha com a linha completa dos produtos metal-borracha da Sabó e você pode adquirí-las tornando-se nosso cliente! Que tal? É só acessar a área “Quero Ser Cliente” do menu superior ou clicar aqui. Após a aprovação do cadastro, você terá acesso a um dos portfólios de autopeças mais completos do país!