> <

Novo motor Volkswagen convertido para GNV

Anualmente, no Simpósio de Motores de Viena, reúne a indústria automotiva para mostrar os avanços técnicos e as novidades em mecânica. Entre as grandes e esperadas novidades estava o novo motor 1.0 TSI movido a gás natural veicular (GNV), da Volkswagen.

O motor batizado de 1.0 TGI, é o mesmo motor 1.0, 3 cilindros da Volks com turbo e injeção direta, mas agora preparado para queimar gasolina e GNV.

Os números de desempenho e autonomia ainda não foram divulgados, mas a montadora disse que não há perda de potência, rendendo os mesmo 90 cv da versão a gasolina disponível na Europa.

O GNV sem dúvidas é menos poluente que a gasolina, já que emite 76% menos CO2 e pode ser obtido por fontes não-fósseis, como descarte da agricultura e meios sintéticos. Porém o catalisador, que precisa utilizar metais nobres para neutralizar poluentes, precisa aquecer com rapidez para ser eficiente.

Para diminuir ainda mais as emissões de CO2 e NOx, o motor queima apenas o gás na partida, diferentemente dos modelos de injeção convencional que precisam de 15 a 30% de gasolina para ligar o motor.

Isso só é possível pelo sistema chamado "lambda split". Dois dos cilindros do motor receberão mais gás quando o motor ainda estiver em ponto morto, o que vai acelerar o aquecimento do catalisador e estabilizar a mistura ar-gás. 

Ao mesmo tempo, a sonda lambda é aquecida eletricamente. Deste modo, fará a leitura da queima do motor em até 10 segundos, mesmo havendo umidade no escapamento.

De acordo com a Volkswagen, o 1.0 TGI poderá ser usado em qualquer carro compacto do grupo Volkswagen. Desde que tenha espaço no porta-malas para o cilindro de GNV.

Fonte: Revista Quatro Rodas.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up