Se você é responsável pela armazenagem e operações de distribuição, então provavelmente considerou as seguintes questões em algum momento: quantas e que tamanho de embalagens de transporte você deve adotar? Você deve manter uma pequena e cuidadosa seleção de tamanho de embalagens de papelão ou uma grande variedade em mãos para cobrir qualquer contingência de embarque?
Obter a resposta certa não é simples. Uma análise de custo-benefício de duas escolhas rapidamente se torna um pouco complicada quando se considera tanto os fatores relacionados à própria embalagem como ao seu fornecedor como descontos de volume, mudanças de frete, danos, histórico dos pedidos, entre outros fatores.
Para muitas empresas, usar uma seleção limitada de embalagens de papelão faz mais sentido. Considerando o exemplo de um distribuidor de CDs e DVDs e outras mídias de entretenimento que embarca muitas ordens de pedidos a cada dia. Quando esse distribuidor troca um grande número de diferentes tamanhos de embalagens de papelão por apenas quatro modelos, ele obtém um número de benefícios. Um deles é o aumento da eficiência e o incremento da produtividade. Para ele, usar umas pequena seleção de embalagens de papelão é econômico. Excesso de opções de embalagens resulta em operadores escolhendo a embalagem errada.
Outra vantagem é que o distribuidor gasta muito menos em embalagem de materiais. Como agora os volumes de poucos tamanhos de embalagens são maiores, é possível negociar descontos (volumes competitivos) com os fornecedores de embalagens.
Fonte: Revista Logística