> <

Os 7 passos para uma gestão eficiente de pessoas no Varejo

1) Invista na Seleção e Recrutamento: ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

2) Dê as Boas Vindas: vai além de um kit com um informativo. É nessa hora em que você deixa claro as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, e que irá marcar sua trajetória para o resto da vida profissional.

3) Capacitação Inicial: antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula, seja na pratica. Essa ação valoriza o colaborador, faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta.

4) Avalie com Frequência: de acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orientado-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e onde pode chegar.

5) Tenha Um Plano de Carreira: todos devem vislumbrar onde podem chegar e como podem chegar dentro de uma empresa. O plano de carreira dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas, por saberem as regras claras do negócio.

6) Capacitação Constante: quanto mais horas de capacitação os colaboradores tem, melhor é o desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e consequentemente os resultados são melhores. Desde capacitações técnicas a capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar estes momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

7) Ouça As Pessoas: ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas sintam-se em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na operação tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e principalmente, com o cliente.

O varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, serão tratadas da mesma forma. Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do negócio que tem interação constante com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado continuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?

Anderson Ozawa é especialista em Gestão de Pessoas, professor universitário da Anhanguera, palestrante e coach

Fonte: Portal Administradores

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes