Pequenos e com design modernos, carros elétricos vêm ganhando popularidade no mundo e atenção de ambientalistas e pesquisadores. Professores e alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram estudos para investigar os impactos que serão gerados, no sistema energético, pela inserção desse tipo de veículo na frota brasileira nos próximos cinco a sete anos. São estimados de 30 mil a 40 mil carros leves movidos a energia, no Brasil, até 2020, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos.
O projeto de pesquisa objetiva encontrar uma variável que indique como motoristas poderão recarregar seus carros sem prejudicar o sistema. Ou seja, achar o equilíbrio tarifário e de produção elétrica. Para isso, o grupo utiliza dados de concessionárias de energia para traçar possíveis cenários e, a partir disso, estimar como deverá ser o sistema elétrico. Isso porque a implementação do novo modelo de mobilidade poderá requerer o uso de outros tipos de fonte de energia, como usinas termelétricas, eólicas e nucleares, e exigir a reestruturação da forma de distribuição de energia.
O grupo de pesquisa baseia-se em países onde o emprego de veículos elétricos está mais avançado, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, que utilizam estrutura de produção energética diferente do Brasil, onde hidrelétricas são usadas predominantemente. O estudo correlaciona os dados externos para adaptar a tecnologia à realidade brasileira. O consumo de energia por um carro elétrico varia conforme o modelo e a marca.
Ainda não foram lançados resultados porque o projeto está em fase inicial. A proposta de pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em dezembro de 2015.
Fonte: Jornal Brasil Peças