> <

Qual a diferença entre ABS e EBD?

Existem muitas dúvidas em relação à diferença entre freios ABS e os sistemas EBD. Ambos são sistemas eletrônicos complementares que auxiliam a frenagem. Numa situação de frenagem, quando os sensores de rotação do ABS (Anti-lock Braking System) percebem que a roda está prestes a travar, a unidade de comando retira a pressão do pedal, mandando o fluido de freio de volta para ser reservatório. Tal ação impede o travamento das rodas, mantendo o controle do motorista sobre a trajetória com o maior poder de frenagem possível. Como o ciclo se repete várias vezes por segundo, é comum (principalmente em modelos mais antigos) que o motorista sinta uma trepidação no pedal - nos modelos mais recentes, essa sensação foi praticamente eliminada.

Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema. Sensores instalados nas rodas reconhecem a velocidade desenvolvida e principalmente a carga sobre cada eixo (por exemplo, numa perua ou picape carregada). Com essas informações, o EBD regula a intensidade da aplicação dos freios de maneira independente em cada eixo, permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo no caso de frenagens feitas em curvas.

Fonte: Quatro Rodas

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco fases…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF, empresa…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up