> <

Qual a diferença entre o câmbio automático e o câmbio manual?

Na hora de trocar de carro, seja para comprar um novo ou usado, uma dúvida eventualmente acaba aparecendo na cabeça do comprador: carro automático ou manual?

Por muito tempo, um carro com câmbio automático era artigo de luxo. Porém, mais e mais veículos passaram a ter essa opção, o que deixou o câmbio automático bem mais acessível.
Mas, e você? Conhece as diferenças entre o câmbio automático e o câmbio manual? Não? Então, vamos lá!

O sistema de transmissão de um carro é composto por volante, embreagem, eixo de transmissão e caixa de câmbio. Este último, permite que o motor forneça força motriz apropriada às rodas de acordo com cada necessidade.

A diferença entre tipos de câmbio está na forma de engate das marchas:

- No câmbio manual possui uma caixa de marchas que permite as relações de transmissão da força do motor para as rodas por meio de um pedal de embreagem;

- No câmbio automatizado, a embreagem continua presente, mas passa a ser acionada por um sistema elétrico, que elimina a necessidade do pedal.

Basicamente, o câmbio manual transmite mais esportividade. É melhor nas ultrapassagens e há grande oferta de peças de reposição. Apesar de possuir manutenção mais em conta, quando mal usado, exige mais manutenção do que outros tipos de transmissão. Também exige mais do condutor (é mais cansativo) e o uso incorreto das marchas pode ocasionar aumento de consumo, queima da embreagem e prejuízo ao motor. É ideal para pessoas que moram em lugares onde não há muito congestionamento e que têm prazer em dirigir.

Já o câmbio automático possui maior durabilidade. É mais confortável e considerado mais seguro pelo mercado internacional. Por outro lado, a manutenção é mais cara e o gasto de combustível é maior do que a transmissão manual. Na ladeira, o carro pode ser parado apenas acionando o freio (ele não desce, o que melhora a vida de muitos condutores). Exige troca periódica do filtro e do óleo do câmbio, além de mão de obra especializada.

Agora que você conhece a diferença entre os modelos, é só fazer as contas e escolher a opção que se adapta melhor ao seu estilo de vida!

Aproveite que está em nosso blog e confira outras matérias! Nessa, explicamos como identificar problemas nos rolamentos do veículo!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up