> <

Qual a diferença entre o câmbio automático e o câmbio manual?

Na hora de trocar de carro, seja para comprar um novo ou usado, uma dúvida eventualmente acaba aparecendo na cabeça do comprador: carro automático ou manual?

Por muito tempo, um carro com câmbio automático era artigo de luxo. Porém, mais e mais veículos passaram a ter essa opção, o que deixou o câmbio automático bem mais acessível.
Mas, e você? Conhece as diferenças entre o câmbio automático e o câmbio manual? Não? Então, vamos lá!

O sistema de transmissão de um carro é composto por volante, embreagem, eixo de transmissão e caixa de câmbio. Este último, permite que o motor forneça força motriz apropriada às rodas de acordo com cada necessidade.

A diferença entre tipos de câmbio está na forma de engate das marchas:

- No câmbio manual possui uma caixa de marchas que permite as relações de transmissão da força do motor para as rodas por meio de um pedal de embreagem;

- No câmbio automatizado, a embreagem continua presente, mas passa a ser acionada por um sistema elétrico, que elimina a necessidade do pedal.

Basicamente, o câmbio manual transmite mais esportividade. É melhor nas ultrapassagens e há grande oferta de peças de reposição. Apesar de possuir manutenção mais em conta, quando mal usado, exige mais manutenção do que outros tipos de transmissão. Também exige mais do condutor (é mais cansativo) e o uso incorreto das marchas pode ocasionar aumento de consumo, queima da embreagem e prejuízo ao motor. É ideal para pessoas que moram em lugares onde não há muito congestionamento e que têm prazer em dirigir.

Já o câmbio automático possui maior durabilidade. É mais confortável e considerado mais seguro pelo mercado internacional. Por outro lado, a manutenção é mais cara e o gasto de combustível é maior do que a transmissão manual. Na ladeira, o carro pode ser parado apenas acionando o freio (ele não desce, o que melhora a vida de muitos condutores). Exige troca periódica do filtro e do óleo do câmbio, além de mão de obra especializada.

Agora que você conhece a diferença entre os modelos, é só fazer as contas e escolher a opção que se adapta melhor ao seu estilo de vida!

Aproveite que está em nosso blog e confira outras matérias! Nessa, explicamos como identificar problemas nos rolamentos do veículo!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Comentários Recentes