> <

Qualidade da gestão não acompanhou a necessidade do mercado

Ao analisar os principais avanços verificados na gestão do varejo de autopeças nos últimos anos, o consultor Danilo Saicali não demonstra otimismo. Em sua visão, a evolução não ocorreu na velocidade necessária."Na maré alta todos se esquecem de implantar o planejamento estratégico, indicando o objetivo do negócio e mostrando o caminho para lá se chegar a toda a equipe. Com caixa em alta, acabam perpetuando as práticas de gestão fraca, esquecendo-se de fortalecer a empresa neste momento favorável. Quando vem a maré baixa, a maioria enfrenta desafios para os quais não está preparada. Daí a grande mortalidade das empresas de controle familiar. Poucas chegam à segunda geração", lamenta.

Muito disso decorre exatamente da falta de planejamento e gestão estratégica, como destaca Leonardo Borges. "Essa é uma carência. Quanto mais gestor for o empresário, maiores as oportunidades e a visão sistêmica. É preciso estar sempre antenado ao que acontece no mercado, abrir a mente e ser otimista, por mais que o cenário não favoreça. Usar a criatividade e ser inovador para fazer a diferença e não ser somente mais um no mercado".

Entre os erros de gestão mais comuns na loja, Borges chama a atenção para o tempo excessivo dedicado à operação. "Eu digo a meus clientes, você não pode ficar atrás de um balcão atendendo, teu custo hora é caro. Muitas vezes os gestores perdem as oportunidades por não terem tempo para pensar estrategicamente a empresa".

Fonte: Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco fases…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF, empresa…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up