A garantia da competitividade muitas vezes se dá por meio de investimentos. Investir, portanto, é sempre uma decisão estratégica. De acordo com o Sebrae-SP, "é fundamental que haja uma profunda reflexão por parte do empresário, uma vez que tomada de crédito sem planejamento e sem gestão eficiente acaba comprometendo a sobrevivência do empreendimento".
Para dar suporte aos empresários neste momento importante, o Sebrae-SP desenvolveu esta cartilha , que reúne orientações fundamentais para acesso ao crédito e aos serviços financeiros. Com planejamento e a boa gestão do empreendimento é possível pesquisar e adquirir linhas com condições mais favoráveis. A seguir, algumas das principais orientações do Sebrae para quem pretende sair ao mercado em busca de recursos para investir no negócio.
- Converse com seus familiares, pessoas conhecidas ou com os consultores do Sebrae-SP e avalie se você e sua empresa estão preparados, ou no momento certo, para adquirir uma linha de financiamento.
- Priorize o financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos (investimento fixo) e preserve os recursos próprios para o capital de giro da sua empresa. A vantagem das linhas de financiamento para investimentos fixos são: limites maiores, juros menores, prazos de pagamento mais alargados e garante as facilitadas.
- Pesquise, em sites ou diretamente nas agências das instituições financeiras, quais as melhores opções de crédito para o seu negócio. Faça a cotação das menores taxas e prazos, verifique as exigências e negocie por melhores condições. Lembre-se: há diversas opções de financiamento no mercado e as taxas e condições podem variar de uma instituição para outra.
- Favoreça o contato com a instituição financeira da qual você já é cliente. Um bom histórico de relacionamento geralmente influencia de maneira positiva as condições de crédito oferecidas. Mesmo assim, não se esqueça de pesquisar outras opções que possam ser mais vantajosas.
Mostre ao banco que você está preparado para honrar seus pagamentos e evitar um possível calote. Elabore um Plano de Negócios contendo análises do mercado em que pretende atuar, dos produtos a serem comercializados, da situação financeira da empresa e mostre que o projeto é viável e oferece capacidade de pagamento.
Fonte: Novo Varejo