> <

Segundo dia de SIPAT: palestra sobre Segurança no Trabalho

Em mais um dia de SIPAT, no dia 04 de Outubro tivemos a nossa segunda palestra!

Oferecida pela Milfarma, o tema foi Segurança no Trabalho e o palestrante da vez foi o profissional de segurança no trabalho da Ideal Saúde, João Paulo Gomes Depierri.
 
João Paulo apresentou muito bem o tema, abordando os tópicos de forma dinâmica e muito fluida!

A palestra já se iniciou com conhecimentos valiosos sobre como o costume da prevenção se faz necessário; fazer tudo na base da prevenção é um dos princípios básicos da segurança no trabalho. João Paulo também frisou como a segurança no trabalho é de responsabilidade de todos, sem exceção.
 
Em suas dicas, João Paulo disse como o planejamento geral de qualquer área na empresa é uma maneira de segurança, pois o planejamento envolve prever incidentes e acidentes que podem ser evitados.

João também fez questão de reforçar sobre como o costume de manter seu ambiente de trabalho organizado e limpo pode evitar acidentes de trabalho, entre outras dicas:

- Fique atento com seu celular! Sabemos que hoje em dia esse aparelho se faz muito necessário em diversas áreas de trabalho. Por isso, evite andar mexendo no celular e evite distrações enquanto se locomove pela empresa. A distração pode provocar incidentes e acidentes no trabalho, principalmente se o ambiente apresenta riscos a sua segurança;
 
- Tudo que for observado que pode ocasionar um acidente de trabalho deve ser relatado ao supervisor ou pessoa responsável;

- Evitar realizar procedimentos que não estejam seguindo as normas de segurança impostas àquilo;

- Se conscientizar e procurar de métodos mais seguros para realizar esses procedimentos;

- Aprender com incidentes para prevenir que, futuramente, se torne um acidente de fato;

- Sempre cobrar o colega de realizar os procedimentos com segurança, mesmo se isso soar inconveniente.
 
A palestra se aprofundou no tema e o palestrante trouxe muitas informações importantes, como as causas de acidente no trabalho, que podem ser:
 
- Ato inseguro: atitudes, ações ou comportamentos contrários às normas de segurança;

- Condição insegura: irregularidades encontradas no local de trabalho que, de alguma forma, podem provocar acidentes;

- Fator Pessoal de Insegurança: problemas pessoais do colaborador que podem vir a provocar acidentes.
 
João Paulo ressaltou o quanto o bem mais precioso para qualquer colaborador é a vida e que as medidas de segurança vão além de evitar ferimentos ou inconveniências; é sobre se preservar para fazer bem o seu trabalho, em um ambiente seguro e confortável para que sua saúde, seja ela física, psicológica, financeira ou social, não seja comprometida.
 
Para finalizar a palestra, João Paulo chamou duas pessoas entre os colabores presentes na palestra para realizar uma dinâmica simples: foi enrolado em uma das mãos dos voluntários na dinâmica uma gaze, privando-os de realizar movimentos naquela mão. Com isso, foi mostrado na prática como um acidente simples, como perder um dos dedos ou o movimento de uma mão, pode mudar de forma irreparável a vida de uma pessoa.
 
Após a demonstração, foram sorteados brindes entre os presentes e, por fim, a palestra foi encerrada com um mimo para os participantes, um cartão com os 5 mandamentos da SIPAT e duas balinhas para adoçar o dia!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up