Excesso de fumaça expelida pelo escapamento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais são alguns dos indícios de que o motor do veículo apresenta problemas.
Antes de mais nada, observe a cor da fumaça, já que ela pode sinalizar vários problemas no motor, como desgastes nos conjuntos de anéis do pistão, ou casquilhos na bronzina.
- Lavar o motor?
A limpeza do motor é necessária, mas exige atenção em alguns fatores. Se a lavagem for feita com água, é necessário proteger a parte elétrica do local, como a bobina e a central eletrônica. Outro cuidado necessário é em relação à temperatura do motor no momento da limpeza. O choque térmico causado pela água no metal e plástico aquecidos pode danificar os componentes do motor.
• Ao abrir o capô faça uma inspeção visual completa:
. Verifique se não há vazamentos externos de óleo;
. Verifique as condições das correias;
. Confira o nível de água do reservatório e a coloração do líquido de arrefecimento;
. Aproveite para examinar o estado da bateria, já que em boas condições de carga, ela aguenta melhor as condições da partida, preservando o motor;
. Faça a sangria correta do sistema de arrefecimento caso faça manutenção.
• Fale com o cliente para aumentar a vida útil do motor de um carro:
. Verifique sempre o óleo;
. Troque os filtros de ar para que as impurezas não atinjam o motor;
. Não ande com vazamentos;
. Evite abrir a tampa do reservatório de água com o carro quente. Ao fazer isso, mesmo que seja retirada a pressão do circuito, haverá entrada de ar no sistema, podendo ocasionar o superaquecimento do motor. Além disso, o ar provoca bolhas, dificultando a circulação da água que resfria o motor.
Não existe um período específico para que o motor seja lavado. Depende da regularidade de uso do carro e do terreno (lama, areia ou asfalto) que o motorista costuma trafegar. É normal levarmos o carro toda semana para lavar. Já o motor fica na maior parte do tempo protegido da sujeira e só deve ser limpo quando realmente for necessário.
Fonte: Revista Reparação Automotiva