> <

Sinais de fumaça - cuide do seu motor

Excesso de fumaça expelida pelo escapamento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais são alguns dos indícios de que o motor do veículo apresenta problemas.

Antes de mais nada, observe a cor da fumaça, já que ela pode sinalizar vários problemas no motor, como desgastes nos conjuntos de anéis do pistão, ou casquilhos na bronzina.

- Lavar o motor?

A limpeza do motor é necessária, mas exige atenção em alguns fatores. Se a lavagem for feita com água, é necessário proteger a parte elétrica do local, como a bobina e a central eletrônica. Outro cuidado necessário é em relação à temperatura do motor no momento da limpeza. O choque térmico causado pela água no metal e plástico aquecidos pode danificar os componentes do motor.

• Ao abrir o capô faça uma inspeção visual completa:

. Verifique se não há vazamentos externos de óleo;

. Verifique as condições das correias;

. Confira o nível de água do reservatório e a coloração do líquido de arrefecimento;

. Aproveite para examinar o estado da bateria, já que em boas condições de carga, ela aguenta melhor as condições da partida, preservando o motor;

. Faça a sangria correta do sistema de arrefecimento caso faça manutenção.

• Fale com o cliente para aumentar a vida útil do motor de um carro:

. Verifique sempre o óleo;

. Troque os filtros de ar para que as impurezas não atinjam o motor;

. Não ande com vazamentos;

. Evite abrir a tampa do reservatório de água com o carro quente. Ao fazer isso, mesmo que seja retirada a pressão do circuito, haverá entrada de ar no sistema, podendo ocasionar o superaquecimento do motor. Além disso, o ar provoca bolhas, dificultando a circulação da água que resfria o motor.

Não existe um período específico para que o motor seja lavado. Depende da regularidade de uso do carro e do terreno (lama, areia ou asfalto) que o motorista costuma trafegar. É normal levarmos o carro toda semana para lavar. Já o motor fica na maior parte do tempo protegido da sujeira e só deve ser limpo quando realmente for necessário.

Fonte: Revista Reparação Automotiva

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tecnologia no dia a dia do mecânico

Tecnologia no dia a dia do mecânicoAo longo dos anos, a tecnologia vem se transformando e, com ela, o dia a dia do mecânico também. A rotina nas oficinas mudou bastante, trabalhos que antes poderiam levar…

leia mais...
Como estabelecer preços competitivos e lucrativos para a sua mecânica

Fazer o gerenciamento do seu negócio, demanda muitas responsabilidades, mas definir preços competitivos e garantir uma margem de lucro saudável requer uma abordagem mais estratégica, especialmente no…

leia mais...
Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco fases…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF, empresa…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up