Programa do Governo Federal, sucessor do Inovar-Auto, terá duração de 13 anos.
No mês de abril, o governo federal convocou líderes do mercado automotivo para dar início ao novo programa, Rota 2030, que irá substituir o Inovar-Auto, que termina em dezembro deste ano.
O Rota 2030, pretende fixar metas para as fabricantes de veículos e autopeças, com a visão de recolocar o Brasil como um dos maiores mercados de veículos no mundo, em um prazo de 13 anos.
Em comunicado o secretário de desenvolvimento e competitividade industrial, Igor Calvet, diz: "A ideia da Rota 2030 é planejar a política industrial para além dos ciclos políticos normais de quatro em quatro anos. As decisões empresariais, em geral, são tomadas em ciclos mais longos”.
Entre as propostas do programa, a que chama mais a atenção é a mudança no sistema de imposto sobre produtos industrializados (IPI). Hoje as categorias dos impostos são definidas pela capacidade volumétrica do motor – um 1.0 paga menos imposto que um 2.0. Na nova proposta, a eficiência energética pode se tornar o principal critério de divisão. E isso deve favorecer os modelos mais econômicos, especialmente híbridos e elétricos.
O Rota 2030 também pretende incentivar a indústria de autopeças com o plano Indústria Competitiva. A intenção é qualificar os fabricantes, visando sanar os problemas existentes na atual cadeia de fornecedores, estimular a entrada de novas empresas e atuar juntamente com as montadoras na busca de novas soluções tecnológicas.
O desafio é grande: fazer ofensiva global para garantir que o Brasil chegue a 2030 com nível tecnológico equivalente ao oferecido pela indústria de países maduros. As ambições incluem ainda a integração do Brasil como polo de produção e exportação na cadeia global de suprimentos, com competitividade para fazer os principais sistemas automotivos e capacidade para liderar o desenvolvimento de projetos globais.
A proposta é desenhar corretamente o funcionamento do programa, para no dia 30 de agosto anunciar como o mesmo funcionará.
Fontes: Automotive Business e Revista Quatro Rodas