Como um bom planejamento, gestão profissional e o uso de softwares especializados, é possível realizar um atendimento sob medida e aumentar o faturamento da oficina
DICA #1
Crie um plano de manutenção específico para cada segmento da frota (popular, médio, luxo, utilitário esportivo, pick-up, etc.). Destaque quais são os desgastes mais comuns e os principais procedimentos que a equipe de reparação deve realizar.
DICA #2
Agregue valor às áreas de atendimento e oficina. Faça planos de trabalho bem detalhados (por exemplo: quando o carro chegar, sempre verifique a etiqueta de troca de óleo, o estado das palhetas, etc.) e organize todas as informações técnicas e gerenciais.
DICA #3
Profissionalize a montagem dos orçamentos. Tenha uma referência confiável para os tempos de reparo e os custos envolvidos; use um software especializado; se possível, conte com um orçamentista na equipe; e considere cobrar a produção dos orçamentos.
DICA #4
No orçamento, informe detalhadamente todas as peças que deverão ser trocadas e os trabalhos a serem feitos; ofereça serviços adicionais realmente necessários para o veículo, por exemplo, uma limpeza no ar-condicionado; planeje uma margem para a negociação.
DICA #5
Apresentado o orçamento, deixe o cliente decidir, com calma, o que poderá fazer e qual será a melhor forma de pagamento. Se necessário, ofereça um parcelamento maior, mesmo que precise usar o seu capital de giro, mais inclua esse custo financeiro nas parcelas.
Fonte: Revista Reparação Automotiva